Vereador Gilsinho e prefeita Imaculada discutem enchentes em Vilanova com EcoRioMinas

por adm publicado 11/01/2023 18h23, última modificação 11/01/2023 18h23
Presidente da Câmara Municipal esteve no distrito para buscar soluções para as enchentes provocas pela falta de vazão da tubulação que atravessa rodovia

Presidente da câmara, Gilsinho, prefeita Imaculada, secretário de Obras, Paulo Ferraz, secretário de Planejamento, Carlos Augusto, e coordenador de Obras da EcoRioMinas, Eduardo de Mello

O presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, vereador Gilsinho (DC), esteve no distrito de Vilanova na manhã desta quarta-feira (11/01) para conhecer o projeto EcoRioMinas, da empresa concessionária da BR-116. O objetivo é desenvolver uma parceria entre a câmara, o poder executivo e a concessionária para a resolução do problema de enchentes provocadas pela falta de vazão dos tubos que atravessam a rodovia na altura do distrito.

O problema das enchentes ocorre principalmente quando são registradas chuvas pesadas. Neste caso, a água fica represada e as tubulações da rodovia não conseguem dar a vazão necessária para o escoamento. Gilsinho destaca que Vilanova, apesar de não possuir rio, vem registrando enchentes com frequência.

O vereador esteve acompanhado da prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas, do secretário de Planejamento, Carlos Augusto Pires, e do secretário de Obras, Paulo Ferraz. O grupo se encontrou com o coordenador de Obras da EcoRioMinas, Eduardo de Mello do Amaral. A empresa realiza obras de recapeamento da rodovia.

Gilsinho apresentou demandas do município ao representante da EcoRioMinas. Ele informou que esteve três vezes na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, cobrando a execução de obras em rodovias de Manhuaçu e distritos. O presidente da câmara disse que o DNIT se comprometeu a colocar no orçamento as obras com prioridade para execução. O vereador Juninho Enfermeiro (PSC), que também integraria o grupo que foi conhecer o projeto EcoRioMinas, acabou não podendo comparecer ao encontro por causa de outros compromissos.

Nova concessionária da EcoRodovias, a EcoRioMinas assumiu no mês de setembro os 726,9 quilômetros do sistema Rio de Janeiro (RJ) – Governador Valadares (MG) e deu início às obras de melhoria das rodovias e à prestação de serviços médico e mecânico 24h gratuitos aos usuários. No município de Manhuaçu, o trecho é cortado pela rodovia BR-116, que passa pelos distritos de Realeza, Vilanova, São Pedro do Avaí, Dom Corrêa e acesso à Sacramento. Em 30 anos de concessão, a EcoRioMinas pretende investir R$11 bilhões em todo o sistema Rio-Valadares. A empresa aplicará ainda mais R$9,9 bilhões na operação da malha rodoviária, totalizando um aporte de aproximadamente R$20 bilhões.