Reunião apresenta projetos de mudanças no trânsito de Manhuaçu

por adm publicado 24/08/2022 13h55, última modificação 25/08/2022 13h46
Secretaria de Planejamento expôs planos de alteração no trânsito e de reforma da sinalização; encontro ocorreu na câmara dos vereadores
Reunião apresenta projetos de mudanças no trânsito de Manhuaçu

Reunião do Conselho Municipal de Trânsito de Manhuaçu, realizada no auditório da Câmara Municipal de Manhuaçu

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (22/08) no auditório da câmara dos vereadores, o Conselho Municipal de Trânsito de Manhuaçu (CMTM) debateu projetos de mudanças e melhorias no trânsito urbano do município. A Secretaria Municipal de Planejamento apresentou a situação e os projetos de reforma em andamento na cidade.

O secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires, informou que a expectativa é de que em dois meses toda a pintura da sinalização horizontal (a do solo das ruas) de Manhuaçu, que já está em curso, esteja finalizada. Após a conclusão desta etapa, será iniciada a revitalização da sinalização vertical (aquela composta por placas).

O gerente técnico operacional do Departamento Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Manhuaçu (DMTMU), Pedro Otávio Pereira, apresentou fotos dos trechos em que foram realizadas pinturas de sinalização horizontal até o momento. Ele adiantou que em cinco dias a empresa contratada para o serviço já concluiu a pintura de 3.500 metros quadrados de ruas do município.

Pereira apresentou também os projetos de alterações no trânsito e de colocação de semáforos. Uma das mudanças previstas é a transformação do prolongamento da Avenida Tancredo Neves, entre o Terminal Rodoviário e a Praça Adolfo Assad, em um calçadão. A região da baixada terá inversão de sentido de vias com o objetivo de solucionar um dos principais gargalos do trânsito no município, que é o congestionamento no entorno da rodoviária.

O vereador Administrador Rodrigo (DC) lembrou da reunião realizada no dia 16 de março deste ano pelo presidente do CMTM, tenente coronel Luciano Correia dos Reis. Além do vereador, o encontro contou com a participação da delegada Adline Ribeiro, do secretário Carlos Augusto Bonifácio Pires e de representantes do DMTMU. A reunião definiu as datas para as mudanças propostas para a melhoria do trânsito de Manhuaçu.  “Esta data ficará marcada em nossa memória e hoje já podemos colher frutos dos compromissos assumidos pelo Departamento Municipal de Trânsito através das execuções das pinturas horizontais, licitação da sinalização vertical ocorrendo em 25/08/2022 e por fim as mudanças no trânsito”, disse.

Redutores

O vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Comsep) de Manhuaçu, o radialista SJ de Moraes, usou a palavra aberta para manifestar sua preocupação com o excesso de redutores de velocidade no município. “Eu penso que temos redutores em excesso e que temos que pensar na redução”, disse. SJ destacou também a necessidade de se realizar uma campanha envolvendo todas as mídias do município para orientar a população sobre as alterações.

Participaram da reunião os vereadores Administrador Rodrigo (DC), Jânio do Catinga (Pode), Rose Mary (PDT), Juninho Enfermeiro (PSC) e Eleonora Maira (PSB), o tenente coronel Luciano Correia dos Reis, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, o capitão Túlio Santos Gomes, comandante da 72ª Companhia da PM, o tenente Flávio Mota, comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Eustáquio Leite, e representantes do Comsep, da Polícia Civil e da entidade representativa dos portadores de deficiência.