População em situação de rua de Manhuaçu recebe apoio social

por adm publicado 23/08/2022 13h42, última modificação 23/08/2022 13h42
Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua tem exames, atendimento técnico e distribuição de lanches no município
População em situação de rua de Manhuaçu recebe apoio social

Ação em benefício da população de rua de Manhuaçu envolveu a câmara dos vereadores e a prefeitura municipal

A manhã da última sexta-feira (19/08) foi dedicada à população em situação de rua de Manhuaçu. Uma ação realizada em parceria entre a câmara dos vereadores e a prefeitura municipal disponibilizou vários serviços sociais para esta população. A abordagem ocorreu em função do Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua, que a partir de agora acontecerá todos os anos nesta data.

Os vereadores Allan do Alaor (PSC), Administrador Rodrigo (DC) e Mariley Assistente Social (PP) representaram a câmara municipal na ação. Também participaram da abordagem a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus, a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Elaine Amorim, o educador social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Egilson Praça, e o coordenador do Creas, Amadeu Caldeira Dutra Brandão. A equipe contou com o apoio dos funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente e de estagiários de enfermagem da Faculdade do Futuro.

As ações aconteceram no Terminal Rodoviário de Manhuaçu, no bairro Coqueiro e na Praça Cordovil Pinto Coelho, pontos que registram a maior presença de população de rua no município. Foram oferecidos exames de aferição de pressão, teste de glicemia, atendimento em saúde bucal e também serviços técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Creas. A equipe ainda distribuiu lanches à população de rua e realizou panfletagem.

Os vereadores Allan do Alaor e Mariley Assistente Social lembraram que o dia era de mostrar para a população de Manhuaçu o trabalho que já é realizado de educação social no município. Eles explicaram que a população em situação de rua é composta por dois grupos: um de pessoas que têm casa, mas que ficam na rua durante o dia, e outro de pessoas que não têm lar. Esses grupos necessitam de abordagens diferentes. Alaor disse que o objetivo é que o trabalho de assistência social à população em situação de rua aconteça durante todo o ano de forma contínua.

O vereador Administrador Rodrigo afirmou que o objetivo das ações era “atender e ouvir as pessoas que estão passando por este momento e oferecer também o serviço que o município tem para elas”. Ele também registrou que a ação pontual realizada no dia 19 de agosto deve ocorrer com regularidade. “Que isso não fique só no dia de hoje, que essas ações ocorram constantemente todos os meses até que se consiga, através de muito diálogo, de muita conversa, muita escuta, das pessoas, dos profissionais que lidam com pessoas em situação de rua, buscar alternativas para elas”, ressaltou.

Exames

A coordenadora do Nasf, Elaine Amorim, destacou que em 14 anos de atuação na área de saúde, esta foi a primeira vez que foi realizada uma abordagem em um dia dedicado exclusivamente à população de rua em Manhuaçu. “Contamos com estagiários de enfermagem fazendo exames para sífilis, HIV, hepatite C e de saúde bucal, para analisar

possíveis sinais de câncer de boca, e informamos a eles os canais de acesso à saúde no município”, disse.

O vereador Allan do Alaor foi o autor do projeto de lei número 38/2022, que propôs a realização do dia que destaca a luta da população em situação de rua. A intenção da lei que instituiu o 19 de agosto como o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua é dar visibilidade a essa população e discutir formas de ressocializá-la.

As ações também tiveram a participação da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).