Estudantes de São Pedro do Avaí participam do Projeto Cidadania

por adm publicado 25/08/2022 17h06, última modificação 25/08/2022 17h06
Em visita à Câmara Municipal de Manhuaçu, eles aprenderam as funções do poder legislativo e o papel dos vereadores de fiscalizar e elaborar leis
Estudantes de São Pedro do Avaí participam do Projeto Cidadania

Alunos da Escola Ana Mendes Pereira Dutra, de São Pedro do Avaí, visitam a câmara dos vereadores

O Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, recebeu na tarde desta terça-feira (23/08) um grupo de alunos do distrito de São Pedro do Avaí. Os estudantes participaram do programa que tem como objetivo explicar as funções do poder legislativo municipal e os trabalhos realizados pelos vereadores.

Ao todo, 15 alunos da Escola Ana Mendes Pereira Dutra, acompanhados da diretora do colégio, Maria da Consolação da Costa Delogo, foram recepcionados pelos vereadores Mariley Assistente Social (PP) e Administrador Rodrigo (DC) e pelo diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade.

Mariley e Administrador Rodrigo deram as boas vindas ao grupo de estudantes antes de eles assistirem a um vídeo institucional sobre os trabalhos realizados na casa. A vereadora Mariley explicou aos alunos que o objetivo do Projeto Cidadania é fazer com que eles conheçam as atribuições dos vereadores. Ela disse acreditar que esse conhecimento contribui para a criação de um “mundo mais justo, onde crianças e adolescentes comecem a participar da política”.

Administrador Rodrigo ressaltou a importância de os estudantes conhecerem o processo legislativo e levarem para os pais informações sobre o papel desempenhado pelos vereadores. Ele lembrou que existe o projeto de formar em Manhuaçu a Câmara Mirim, em que seriam realizadas eleições nas escolas para a escolha de pequenos vereadores, que poderiam inclusive apresentar projetos. “Estes projetos poderiam até se transformar em leis. Isto já existe em Ipatinga e a ideia é fazer aqui também”, informou.

Papel do vereador

O professor João Paulo de Souza Andrade abordou o papel dos vereadores, explicou as funções do poder legislativo de fiscalizar o poder executivo, de fazer e votar as leis e de ouvir a população. Os alunos ocuparam as cadeiras do plenário e a mesa diretora, normalmente utilizadas pelos vereadores em dias de reuniões, e puderam fazer perguntas para os vereadores.

A diretora Maria da Consolação da Costa Delogo gostou da experiência da visita à câmara e elogiou o Projeto Cidadania. “Acho muito bom o projeto. Os alunos precisam aprender o papel do vereador desde cedo, aprender a discutir e reivindicar, e este projeto do vereador mirim seria muito bom”, disse.

As escolas que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos