“Wheeling” é reconhecido como modalidade esportiva em Manhuaçu

por adm publicado 19/08/2022 17h35, última modificação 19/08/2022 17h35
Também conhecido como “grau de rua”, esporte se caracteriza por manobras radicais realizadas com a motocicleta
“Wheeling” é reconhecido como modalidade esportiva em Manhuaçu

Vereadores e praticantes do "wheeling" em sessão da câmara de Manhuaçu

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira (18/08), a câmara dos vereadores aprovou projeto que reconhece o “wheeling”, também conhecido como “grau de rua”, prática que envolve manobras radicais com motocicletas, como modalidade esportiva em Manhuaçu. A sessão foi conduzida pelo presidente da casa, Cléber Benfica (PP), e pelos vereadores Gilsinho (DC) e Eleonora Maira (PSB).

O projeto de lei 71/2022 é de autoria do vereador Kelson Santos (PSD) e também insere a modalidade no calendário esportivo municipal. O “wheeling” consiste em realizar manobras radicais com a motocicleta em que, geralmente, apenas uma roda do veículo toca o chão. A prática esportiva surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 1970, e exige dos praticantes muito equilíbrio.

Kelson Santos lembrou que os praticantes do esporte em Manhuaçu buscam organização e que o “grau de rua” não é para ser praticado em vias públicas, e sim em lugares apropriados. Ele destacou que muitos dos praticantes são pais de família. Santos explicou que já existe um local adequado, inclusive aprovado pela prefeitura, para a construção da pista para o “wheeling” no município e que só falta iniciarem as obras. A secretária de governo de Manhuaçu, Cíntia Valéria Perígolo de Oliveira, parabenizou o vereador pelo projeto e disse que irá trabalhar para agilizar a concretização do projeto.

Representando os praticantes do “grau de rua” de Manhuaçu, Valdir Júnior de Souza Silva usou a tribuna para falar sobre o esporte. “Só queremos um espaço para praticar nosso esporte, um local seguro e que não coloque riscos para as pessoas”, ressaltou. Ele destacou que o último evento realizado pelos praticantes do “wheeling” em Manhuaçu arrecadou alimentos para a população carente e trouxe benefícios econômicos para o município.

A sessão desta quinta-feira foi marcada ainda pela entrega de moção de congratulação para o jovem Gabriel Medeiros Rabelo pela participação na terceira etapa do campeonato mineiro de tae kwon do, realizada em Mariana. Gabriel conquistou a segunda colocação no torneio. O jovem, que é autista, estava acompanhado dos pais, de seu professor de tae kwon do e de representantes da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu (AMAAM). Gabriel recebeu a homenagem do vereador Administrador Rodrigo (DC).

Mais fotos Mais fotos Mais fotos