Estudantes aprendem as funções do poder legislativo de Manhuaçu

por adm publicado 27/10/2022 17h20, última modificação 27/10/2022 17h20
Jovens participaram do Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da câmara municipal, e puderam fazer perguntas diretamente aos vereadores
Estudantes aprendem as funções do poder legislativo de Manhuaçu

Estudantes da escola Salime Nacif participam do Projeto Cidadania

O Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, recebeu na última semana várias turmas de estudantes da Escola Estadual Salime Nacif. Na quinta-feira (20/10), 35 alunos do sexto ano participaram do projeto. Já na sexta-feira (21/10), 68 alunos do oitavo ano conheceram o programa que visa explicar as funções do poder legislativo do município e os trabalhos desempenhados pelos vereadores.

Ao longo de toda a semana passada, 197 estudantes da escola Salime Nacif foram atendidos pelo Projeto Cidadania. Na segunda-feira (17/10), alunos do sexto e oitavo anos já haviam participado do programa.

Na quinta-feira, os estudantes estavam acompanhados das professoras Vanessa Santos Gomes e Renata Ferreira Emerick Valentin e da intérprete de libras Kênia Portes, já que havia uma aluna surda no grupo. Na sexta-feira, além da professora Vanessa, acompanharam o grupo de alunos a professora Marley Dias Cerqueira Delogo e o estagiário de língua portuguesa Wallace da Silva.

Os estudantes receberam as boas vindas do diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, e do diretor administrativo, Diego Vila Real. Os vereadores Cléber Benfica (PP), Juninho Enfermeiro (PSC) e Administrador Rodrigo (DC) também marcaram presença no encontro.

Vídeo institucional

No plenário, os estudantes assistiram a um vídeo institucional sobre os trabalhos realizados na câmara e ouviram as explicações sobre o funcionamento do poder legislativo. Os alunos puderam esclarecer suas dúvidas diretamente com os vereadores.

Na quinta-feira, os estudantes Miguel Fialho, Thainá Romano, Gabryel Henrique e Vitor Souza ocuparam a tribuna para fazer perguntas aos vereadores. Cada um ganhou um kit do legislativo contendo exemplares da Lei Orgânica de Manhuaçu, do livro Constituição em miúdos, da Cartilha da Câmara Municipal de Manhuaçu, caneta e bloco de anotações. Os alunos que participaram do projeto na sexta-feira também ganharam kits por meio de sorteio.

As professoras da escola Salime Nacif consideraram positiva a participação dos jovens no Projeto Cidadania. Para Renata Ferreira Emerick Valentin, é de “extrema importância a participação dos alunos no projeto para conhecerem mais de perto como funciona o legislativo”. Kênia Portes elogiou a elaboração do programa. “Estamos vendo isso (o poder legislativo) na teoria e agora na prática. E a coisa visual, dinâmica, dá a eles embasamento para poder contribuir para o futuro e assim valorizar o trabalho da câmara”, disse fazendo referência aos recursos visuais de vídeo utilizados na apresentação do projeto.

As escolas que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos