Câmara Municipal aprova quatro projetos em caráter de urgência

por adm publicado 21/10/2022 16h45, última modificação 21/10/2022 16h45
Além das proposições em regime de urgência, vereadores também aprovaram projeto que define novas delimitações dos bairros de Manhuaçu
Câmara Municipal aprova quatro projetos em caráter de urgência

Vereadores discutem projetos de lei durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Manhuaçu

A Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou cinco projetos em sua 19ª sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (20/10). Quatro dos projetos foram aprovados em caráter de urgência. A reunião foi conduzida pelo presidente da câmara, vereador Cléber Benfica (PP). A mesa diretora foi composta também pelos vereadores Gilsinho (DC) e Eleonora Maira (PSB).

Os projetos aprovados em regime de urgência foram os de número 105/2022, 106/2022, 107/2022 e 108/2022, todos de autoria do poder executivo. Os vereadores aprovaram ainda o projeto 82/2022, também de autoria do poder executivo e que trata da delimitação, criação e descrição dos bairros da zona urbana de Manhuaçu.

O projeto 105/2022 disciplina a participação do município em consórcios públicos com atividades de saúde. Já o projeto 106/2022 autoriza a concessão de subvenções sociais, auxílios e contribuições a entidades de Manhuaçu. A proposição prevê o repasse de R$560 mil a entidades do município, entre elas o Asilo São Vicente de Paula, a Apae e a Associação Polícia Mirim. O projeto 107/2022 apenas altera a lei 4.269, de 05 de setembro de 2022, e tem como objetivo adequar a nomenclatura dos cargos que tiveram a contratação temporária de pessoal autorizada.

Bolsas de estudo

O projeto 108/2022 altera artigo de lei municipal que institui o Programa Oportunidade para Todos, de concessão de bolsas de estudo para alunos do ensino superior (tecnólogo, licenciatura e bacharelado). Presente na reunião, o secretário da Fazenda Magno Marçal Soares explicou que o projeto eleva de 70% para 80% o índice das bolsas concedidas pela prefeitura. Ele destacou o apoio dos vereadores na aprovação do projeto e lembrou que há duas instituições de ensino já credenciadas na prefeitura e o convite para que outras se credenciem.

A vereadora Mariley Assistente Social (PP) afirmou que o “projeto é essencial para os alunos que não têm condições de custear seus estudos”. Kelson Santos (PSD) disse que a proposição gera condições favoráveis de estudo para os alunos. O vereador Allan do Alaor (PSC) acrescentou que a concessão de bolsas é de grande importância para os jovens.

Administrador Rodrigo (DC) ressaltou que no próximo ano haverá a concessão de R$75 mil em bolsas de estudo no município. Os vereadores Inspetor Juninho Linhares (PMN) e Rose Mary (PDT) também parabenizaram o projeto e Zé Eugênio (MDB) disse ser gratificante saber que o poder legislativo fez parte da proposição.

Delimitação dos bairros

O projeto 82/2022, que motivou a realização de uma reunião na câmara dos vereadores no último dia 10 de outubro com lideranças de bairros, foi novamente apresentado no plenário pelo arquiteto e urbanista Lucas Pacheco, responsável pela parte arquitetônica do projeto elaborado pela prefeitura. O líder comunitário do bairro São Vicente, Benoni da Paixão, pediu a palavra para elogiar a proposição e destacou a dificuldade dos moradores em receberem encomendas e correspondências com a falta de delimitação dos bairros.

A vereadora Eleonora Maira lembrou que o trabalho de delimitar os bairros era algo que nunca havia sido feito em Manhuaçu. Gilsinho destacou os benefícios que o projeto trará para o município. Inspetor Juninho Linhares considerou a delimitação um marco para a cidade porque permitirá a regularização dos imóveis pelos proprietários. Ao parabenizar o projeto, Jânio do Catinga (Pode) ressaltou as dificuldades que envolveram sua elaboração.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos