Projeto Cidadania altera formato pedagógico para atender aluno especial

por adm publicado 03/11/2022 15h31, última modificação 03/11/2022 15h31
Com necessidades especiais, estudantes da escola Pearl White tiveram acesso a conteúdo personalizado com muitos estímulos visuais e animações
Projeto Cidadania altera formato pedagógico para atender aluno especial

Alunos da escola Pearl White participam do Projeto Cidadania

Para uma turma especial um formato do Projeto Cidadania também especial. Foi assim que a Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Manhuaçu, recebeu alunos da Escola Estadual de Educação Especial Pearl White Slaib Fadlala, que mantém suas atividades dentro das dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Para facilitar a apreensão das informações por parte dos estudantes, o Projeto Cidadania foi reformulado com uma programação especial, mais adequada ao perfil dos participantes. A equipe da Escola do Legislativo preparou um conteúdo baseado em estímulos visuais, com a projeção de vídeos e animações.

“Trabalhamos hoje de uma forma diferente com o intuito de incluir os alunos da escola Pearl White Slaib Fadlala ao Projeto Cidadania da Escola do Legislativo, de uma forma lúdica e de fácil entendimento, oportunizando aos alunos conhecer o processo legislativo tendo como princípio os pilares da educação inclusiva, ou seja, uma educação especial para alunos especiais”, explicou o diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade.

Uma pequena, mas participativa turma de oito estudantes foi recebida no plenário da câmara por João Paulo, pelo diretor administrativo, Diego Vila Real, e pelo diretor pedagógico, Diego Reis Altino. Os alunos estavam acompanhados da coordenadora e professora de Projeto de Vida da escola, Juliana Cristina Barbosa, pela professora de história, Maria de Fátima Vieira Senna, e pela assistente social Maura Oliveira Salazar Amorim.

Animação

Os estudantes ocuparam o plenário da câmara dos vereadores e assistiram a um vídeo institucional sobre a casa e a uma animação narrando os trabalhos realizados pelo poder legislativo e o papel dos vereadores e sua importância para o município. Eles aprenderam que a câmara é o espaço municipal onde se propõem e votam as leis e também que os vereadores são os fiscais do poder executivo, tudo em benefício de Manhuaçu.

Ao final da visita, cada aluno recebeu um kit do legislativo contendo exemplares da Lei Orgânica de Manhuaçu, do livro Constituição em miúdos, da Cartilha da Câmara Municipal de Manhuaçu, caneta e bloco de anotações. Antes de irem embora, os estudantes receberam um lanche fornecido pela câmara dos vereadores.

A coordenadora da escola, Juliana Cristina Barbosa, gostou da participação dos alunos especiais no Projeto Cidadania. “É importante pela inclusão, por ter aberto a câmara para os alunos terem a ideia de como ela funciona. Eles puderam perguntar, tiveram curiosidade, e nós professores aprendemos também o que acontece dentro de uma câmara”, disse. João Paulo de Souza Andrade lembrou que “toda pessoa tem o direito de acesso à educação” e que “toda pessoa aprende”.

As escolas que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos