Em reunião produtiva, Câmara Municipal aprova nove projetos de lei

por adm publicado 03/02/2023 16h20, última modificação 09/02/2023 16h21
Oito proposições foram aprovadas em caráter de urgência; Semana do Laço Branco, de luta pelo fim da violência contra a mulher, é instituída em Manhuaçu
Em reunião produtiva, Câmara Municipal aprova nove projetos de lei

Vereadores durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Manhuaçu

Em uma reunião bastante produtiva, a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou nove projetos de lei na noite desta quinta-feira (02/02), sendo oito em caráter de urgência. A sessão foi conduzida pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), e contou com os vereadores Allan do Alaor (PSC), vice-presidente, Rose Mary (PDT), primeira secretária, e Juninho Enfermeiro (PSC), segundo secretário, completando a mesa diretora.

Em regime de urgência foram aprovados os projetos de lei 01/2023 (substitutivo), 10/2023, 12/2023, 14/2023, 16/2023, 17/2023, 19/2023, de autoria do poder executivo, e 18/2023, de autoria da mesa diretora da câmara. Também foi aprovado o projeto de lei 132/2022, da vereadora Mariley Assistente Social (PP).

O projeto de lei substitutivo 01/2023 autoriza a recomposição de 5,93% nos vencimentos dos servidores do poder executivo. O percentual é equivalente a 100% da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) calculado pelo IBGE em 2022. O reajuste evita a defasagem salarial dos servidores diante da inflação acumulada durante o ano passado.

Contratação e crédito

O projeto 10/2023 dispõe sobre a contratação temporária de 60 funcionários para a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social. Durante a discussão do projeto, alguns vereadores solicitaram esclarecimentos ao procurador geral do município, Ronaldo Garcia, sobre como seriam celebrados os contratos. A vereadora Mariley Assistente Social pediu a formalização de ofício para a prefeitura esclarecer as dúvidas.

A proposição 12/2023 autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$54.277,00 ao orçamento geral de Manhuaçu para a Secretaria Municipal de Administração.

Já o projeto 14/2023 inclui o cargo de motorista como beneficiário do auxílio-alimentação para servidores que desempenharem suas atividades fora da sede do município de Manhuaçu. Diante das dúvidas manifestadas no plenário sobre quais funcionários teriam direito ao benefício, o vereador Administrador Rodrigo (DC) sugeriu que fosse feito um requerimento para a Secretaria Municipal de Obras solicitando uma relação com todos os cargos dos servidores que prestam atividades fora da sede do município e que terão acesso ao auxílio-alimentação.

Regularização fundiária

A proposição 16/2023 altera os artigos 1º, 7º e 9º da lei municipal 3.233, de 2012, que institui o Programa de Regularização Fundiária no Município de Manhuaçu, e possibilitará que imóveis irregulares sejam regularizados. As alterações permitem à prefeitura dar prosseguimento à Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

O vereador Inspetor Juninho Linhares (PMN) comemorou a aprovação do projeto e lembrou que agora várias famílias de Manhuaçu conseguirão os títulos de seus terrenos de forma regular. O projeto 17/2023 inclui quatro famílias em situação de risco e vulnerabilidade socioeconômica como beneficiárias do aluguel social concedido pela prefeitura.

Já o projeto 18/2023 dispõe sobre a recomposição salarial dos servidores do poder legislativo. Como os funcionários da prefeitura, os servidores da câmara municipal também terão uma revisão salarial de 5,93% para recompor a inflação de 2022. A proposição 19/2023 concede a uma família de São Pedro do Avaí, atingida pelas fortes chuvas que atingiram o distrito no mês passado, o benefício do aluguel social.

Semana do Laço Branco

O projeto de lei 132/2022 institui a Semana do Laço Branco em Manhuaçu, a ser comemorada todos os anos no período de 06 a 13 de dezembro. Trata-se de uma homenagem ao Dia Nacional do Laço Branco (06 de dezembro), já instituído no âmbito federal e que conscientiza os homens a participarem da luta pelo fim da violência contra a mulher.

A autora do projeto, Mariley Assistente Social, lembrou que este é um projeto que ocorre em todo o mundo. Ela destacou que o objetivo é realizar campanhas de conscientização em escolas e outros espaços do município para pautar o assunto.

Durante a votação dos requerimentos, moções e indicações, o vereador Cléber Benfica (PP) destacou seu requerimento que solicita ao poder executivo informações sobre a ampliação da abrangência da cobrança do faixa azul, que delimita a rotatividade das vagas de estacionamento além do centro da cidade. Também em requerimento, Jânio do Catinga (Pode) solicitou informações à prefeitura sobre a realização da tradicional festa do distrito de Realeza este ano.

No momento da palavra franca, o vereador Juninho Linhares usou a tribuna para apontar demandas da população sobre os riscos causados pelos buracos em rodovias e vias rurais do município, como na BR 262, em frente ao Residencial Clube do Sol, e na rodovia da Ponte da Aldeia. Ele também chamou a atenção para algumas faixas de pedestres que se encontram apagadas nas ruas da cidade e fora dos padrões exigidos pelo código nacional de trânsito.

No início da sessão, o pastor Jorge Maurício fez o momento de oração da casa do legislativo.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos