Controlador interno da Câmara de Manhuaçu defende trabalho no TCEMG

por adm publicado 06/12/2022 15h50, última modificação 06/12/2022 15h50
Lucas Siqueira apresentou o artigo “O controle interno na lei nº 14.133/2021”, em que pesquisa os impactos da nova lei de licitações no controle interno
Controlador interno da Câmara de Manhuaçu defende trabalho no TCEMG

Controlador interno da câmara, Lucas Siqueira, defende artigo de conclusão de curso de pós-graduação no TCEMG

O controlador interno da Câmara Municipal de Manhuaçu, Lucas Siqueira, concluiu o curso de pós-graduação à distância Especialização em Finanças Públicas, da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na última semana. Siqueira, que é advogado, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Belo Horizonte, na sede do TCEMG.

Com o título “O controle interno na lei nº 14.133/2021”, a pesquisa desenvolvida pelo servidor faz uma abordagem sobre os impactos da nova lei de licitações no controle interno. O trabalho de Siqueira foi orientado pelo professor doutor em Direito Público Gustavo Vidigal Costa, da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo – Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, da pós-graduação em Direito Público do Instituto de Educação Continuada da PUC/MG e da faculdade de Direito do Centro Universitário Newton Paiva.

A banca examinadora foi composta também pelo professor doutor em Administração Pública e Governo Túlio César Pereira Machado Martins, que é servidor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e professor e pesquisador da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo – Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Lucas Siqueira destacou a qualidade do curso. “Gostei muito de fazer esse curso, pois tive aulas com excelentes professores que abordaram temas importantes para a atuação do controle interno, desde economia até o controle interno e externo na administração pública. Além disso, pude elaborar um artigo científico sobre o controle interno na nova Lei de Licitações sob orientação de um professor doutor em Direito Público. Dessa forma, o controle interno da nossa Câmara Municipal sai na frente, já que estarei pronto para atuar corretamente quando começarmos a utilizar a Lei 14.133/21”, ressaltou.

Esta foi a terceira turma formada no curso de pós-graduação do TCEMG. Cursaram a especialização servidores públicos dos poderes executivo e legislativo de cidades mineiras. A cerimônia de entrega dos diplomas foi realizada no último dia 30 de novembro no auditório Vivaldi Moreira, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

A escola do TCE mineiro foi a primeira instituição entre todas as escolas de contas do Brasil a ser credenciada para realizar o curso com o modelo à distância. Os alunos formados foram capacitados para a compreensão de ações de planejamento e execução da atividade financeira estatal.