Câmara recebe audiência pública de prestação de contas da prefeitura

por adm publicado 30/09/2022 17h07, última modificação 30/09/2022 17h07
Reunião apresentou os números referentes ao segundo quadrimestre de 2022; Secretaria de Saúde demonstrou dados dos serviços prestados no período
Câmara recebe audiência pública de prestação de contas da prefeitura

Audiência pública realizada na câmara apresenta prestação de contas da prefeitura para o segundo quadrimestre de 2022

Em audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (29/09) na câmara dos vereadores, a prefeitura de Manhuaçu apresentou a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre deste ano. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas da Câmara Municipal, vereador Allan do Alaor (PSC), e pelo relator da comissão, vereador Administrador Rodrigo (DC). O vereador Juninho Enfermeiro (PSC) também compôs a mesa diretora.

O objetivo da audiência foi levar ao conhecimento da população o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária da Saúde (Lei Complementar 141/2012). A reunião contou com as exposições da secretária municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, do secretário da Fazenda, Magno Marçal Soares, e do contador da Amadeus Consultoria, que presta assessoria para a prefeitura, Gentil Alves Barbosa Filho.

Saúde

A secretária Ana Lígia apresentou um relatório com os dados da produção e dos serviços prestados pela pasta ao município no segundo quadrimestre (meses de maio a agosto) de 2022. Ela demonstrou números referentes a atendimentos de urgência, ao número de vítimas da Covid-19, à produção de atenção primária, implantação de centros odontológicos, participação em campanhas de vacinação e capacitação de agentes comunitários.

O vereador Administrador Rodrigo destacou a atuação da Saúde com os investimentos realizados na prevenção do câncer de mama. Ele também citou o programa de castração animal do município, com quase 2.000 animais castrados, e os recursos investidos na clínica animal da cidade. O vereador Juninho Enfermeiro ressaltou o que considerou um bom percentual de 16% da população de Manhuaçu atendida pela pasta no segundo quadrimestre.  Antônio da Margarida (PSB) chamou a atenção para a melhoria do atendimento da Saúde municipal.

O secretário da Fazenda, Magno Marçal Soares, e o contador Gentil Alves Barbosa Filho apresentaram um quadro das receitas e despesas do município no segundo quadrimestre de 2022. Ao traçar uma comparação entre quadrimestres, Barbosa Filho explicou a necessidade de se buscar um equilíbrio entre receitas e despesas.

Samal

Administrador Rodrigo questionou a demanda por aquisição de lixeiras pelo Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana (Samal). O secretário Magno Marçal explicou que o problema de falta de lixeiras na cidade ocorre em função de vandalismo. Allan do Alaor considerou o problema sério. Na audiência, sugeriu-se a criação de peças publicitárias para a conscientização da população em relação ao problema.

A contadora Loide de Oliveira Silva, do Fundo Municipal de Saúde, também registrou presença na audiência pública.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos