Câmara Municipal aprova projetos e aprecia prestação de contas do CAF

por adm publicado 07/10/2022 17h23, última modificação 07/10/2022 17h23
Associação para Fibromiálgicos é reconhecida como de utilidade pública e novas famílias carentes são beneficiadas com aluguel social
Câmara Municipal aprova projetos e aprecia prestação de contas do CAF

Mesa diretora da câmara de Manhuaçu durante sessão ordinária

A Câmara Municipal de Manhuaçu realizou na noite desta quinta-feira (06/10) sua 18ª sessão ordinária. Na reunião, os vereadores aprovaram dois projetos, um deles em caráter de urgência. A sessão contou também com a prestação de contas de representantes do Centro de Apoio à Família (CAF), que detalharam os resultados do projeto Treino Escolar, de atendimento a estudantes do bairro São Francisco de Assis. A reunião foi conduzida pelo presidente da câmara, Cléber Benfica (PP). Os vereadores Gilsinho (DC) e Eleonora Maira (PSB) completaram a mesa diretora.

Durante a sessão, os vereadores aprovaram os projetos 99/2022, de autoria do poder executivo, e 91/2022, do vereador Inspetor Juninho Linhares (PMN). Aprovado em regime de urgência, o projeto 99/2022 altera o Anexo I da lei 3.548/2015, permitindo a inclusão de mais três famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica como beneficiárias do aluguel social concedido pela prefeitura de Manhuaçu.

O projeto 91/2022 reconhece como de utilidade pública no município a Associação para Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas – ZEN FIBRO. A associação tem como objetivo a defesa de direitos sociais dos portadores de fibromialgia e doenças similares. Juninho Linhares destacou que o projeto é de grande importância para a associação. “Com certeza o projeto vai ajudá-los a conseguir emendas para a associação”, disse. A fibromialgia apresenta como sintoma principal dor muscular crônica e generalizada. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor, 3% da população brasileira sofre com a doença.

Treino Escolar

Durante a reunião desta quinta-feira, a neuropsicopedagoga Virgínia Sales apresentou os resultados do projeto Treino Escolar, realizado pelo CAF no bairro São Francisco de Assis e que conta com recursos de emendas propostas pela câmara dos vereadores. O projeto atende a 108 alunos no bairro e tem como objetivo tirar as crianças da rua e oferecer a elas assistência emocional, afetiva e cognitiva por meio da atuação de uma equipe multidisciplinar. O presidente do CAF, Roger Fernando Sanglard Bastos, também marcou presença na reunião.

Virgínia explicou que o programa atende crianças de cinco a 15 anos que devem estar estudando. De acordo com ela, o projeto começou em outubro do ano passado e já se percebe uma evolução no aprendizado das crianças que se reflete nos boletins escolares. A vereadora Mariley Assistente Social (PP) ressaltou a qualidade do projeto e disse esperar que ele seja estendido a outras comunidades. Juninho Enfermeiro (PSC) considerou que seria importante a participação do poder executivo no programa.

O vereador Administrador Rodrigo (DC) destacou que o projeto demonstra que os recursos das emendas impositivas estão sendo empregados com inteligência. Eleonora Maira considerou o potencial de o projeto ser ampliado e de ser empregado na educação do município e até do estado.

Leilão

No início da sessão, a secretária municipal de Administração, Nívia Maria Azevedo da Silva, e o coordenador de Patrimônio da prefeitura, João Leandro, falaram sobre a realização do leilão de veículos e equipamentos do poder executivo no dia 19 de outubro. Segundo Leandro, que é o gestor do leilão, este será o maior leilão já realizado pela prefeitura. Ao todo, serão leiloados 51 lotes que contemplam automóveis, motos, caminhões, equipamentos de informática, eletrodomésticos e sucatas diversas.

Os arremates poderão ser feitos por via online e também na forma presencial. A etapa online já acontece a partir do dia 09 de outubro. No dia 19 de outubro o leilão acontece de maneira simultânea nas formas online e presencial, sendo a etapa presencial realizada no anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu (Rua Hilda Vargas Leitão de Almeida, 141, bairro Alfa Sul). A etapa de visita aos lotes ocorre nos dias 17 e 18 de outubro, das 09h às 11h e das 14h às 16h, nos endereços rua Geraldo Pereira, 135, galpão, no bairro Pouso Alegre, rua Professor Manoel do Carmo, 236, Centro, e BR 262 – Km 33, após o Trevo Zebu (usina de asfalto da prefeitura).

No início da reunião, os jovens Mateus Amorim e Marcos Nogueira, responsáveis pelo programa Minuto Jovem Podcast, no YouTube, fizeram a oração.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos