Alunos da Escola Salime Nacif visitam Câmara Municipal de Manhuaçu

por adm publicado 18/10/2022 13h57, última modificação 18/10/2022 13h57
Os estudantes participaram do Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo, e puderam entender o processo de votação de leis e o trabalho dos vereadores
Alunos da Escola Salime Nacif visitam Câmara Municipal de Manhuaçu

Alunos da Escola Salime Nacif ocupam a mesa diretora do plenário da câmara dos vereadores de Manhuaçu

O Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, recebeu duas turmas da Escola Estadual Salime Nacif nesta segunda-feira (17/10). Pela manhã, 66 alunos do oitavo ano participaram do projeto. À tarde, foi a vez de 28 estudantes do sexto ano conhecerem o programa que tem como objetivo explicar as funções do poder legislativo do município e os trabalhos realizados pelos vereadores.

Na parte da manhã, os alunos foram acompanhados da professora Vanessa Santos Gomes e da bibliotecária Janeth Maria Furtado. Já na parte da tarde, além da professora Vanessa, as professoras Renata Ferreira Emerick Valentin e Maria Aparecida de Oliveira Ferreira acompanharam o grupo de estudantes. As turmas foram recebidas pelo diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, pelo diretor administrativo, Diego Vila Real, e pelos vereadores Cléber Benfica (PP), Administrador Rodrigo (DC), Mariley Assistente Social (PP) e Allan do Alaor (PSC).

No plenário da câmara, os estudantes assistiram a um vídeo institucional sobre a casa do legislativo. Eles puderam ocupar as cadeiras e a mesa diretora usadas pelos vereadores nas reuniões. O professor João Paulo e o diretor administrativo Diego Vila Real explicaram para os alunos as funções desempenhadas pela câmara e o trabalho dos vereadores de elaborar e votar leis e de fiscalizar o poder executivo. Os estudantes tiraram dúvidas sobre os trabalhos realizados pelos políticos com os próprios vereadores.

Para a bibliotecária Janeth Maria Furtado, a participação no Projeto Cidadania é muito importante para os jovens. “Muitos alunos não sabem o que acontece na câmara e até para a gente mesmo é importante para sabermos o funcionamento do poder legislativo de sancionar e promulgar leis”, disse.

Kit do legislativo

Ao final da visita, houve sorteio de kits do legislativo para os estudantes. Cada kit continha exemplares da Lei Orgânica de Manhuaçu, do livro Constituição em miúdos, da Cartilha da Câmara Municipal de Manhuaçu, caneta e bloco de anotações. Na visita realizada no período da tarde, os estudantes Vitória Zine, Bruna Passos, Gustavo Arantes e Marcella Aparecida fizeram perguntas diretamente aos vereadores. Cada um deles, além das professoras, também recebeu um kit do legislativo.

As escolas que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos