Câmara de Manhuaçu recebe audiência pública de prestação de contas da prefeitura

por adm publicado 31/05/2023 13h59, última modificação 31/05/2023 13h59
Reunião apresentou o quadro contábil do município no 1º quadrimestre de 2023; Secretaria de Saúde demonstrou dados dos serviços prestados no período

Audiência pública de prestação de contas da prefeitura de Manhuaçu

A prefeitura de Manhuaçu apresentou sua prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2023 em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Manhuaçu na tarde desta terça-feira (30/05). A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas do poder legislativo, Cléber Benfica (PP), e pelos vereadores Juninho Enfermeiro (PSC) e Eleonora Maira (PSB).

A audiência contou com as exposições do contador da Amadeus Consultoria, que presta assessoria para a prefeitura, Gentil Alves Barbosa Filho, da contadora do poder executivo, Nilcátia Lopes Caires, do secretário municipal da Fazenda, Magno Marçal, e da secretária municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia. Também estiveram presentes na reunião a secretária de Governo, Cíntia Valéria Perígolo de Oliveira, o secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires, e o controlador interno da prefeitura, Sávio Rodrigues de Carvalho.

Gentil Alves Barbosa Filho abriu a audiência apresentando o quadro de receitas e despesas do município referente ao primeiro quadrimestre (janeiro a abril) de 2023. Ele demonstrou gráficos com a comparação das despesas quadrimestrais desde 2020 e apontou que os gastos no primeiro quadrimestre de 2023 foram inferiores ao mesmo período de 2022.

Ele também apresentou o quadro de equilíbrio fiscal do município, os índices aplicados na educação, na saúde e a evolução dos gastos com pessoal. Filho, o secretário Magno Marçal e a contadora Nilcátia Lopes Caires responderam aos questionamentos dos vereadores sobre vários pontos do relatório de prestação de contas.

Saúde

A secretária de Saúde, Ana Lígia, demonstrou dados como o das principais causas de internação no município, da redução da taxa de mortalidade geral para residentes, as principais causas de mortalidade e a situação da Covid-19 no município. Ela destacou a queda da cobertura vacinal em relação à Covid, o que tem sido motivo de preocupação. Ana Lígia ressaltou que esta situação é nacional e que é necessário buscar convencer à população sobre os benefícios da vacina. Juninho Enfermeiro destacou a dificuldade de trabalhar essa conscientização entre a população.

Outro ponto debatido na reunião foi a situação da dengue no município, onde recentemente foi confirmado o segundo óbito pela doença. A secretária de Saúde lembrou que a maioria dos focos do aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) em Manhuaçu encontra-se nas casas. Ela aproveitou para pedir à população que mantenha suas propriedades limpas e sem água empoçada.

Os vereadores Cléber Benfica e Inspetor Juninho Linhares (PMN) chamaram a atenção para o número de reclamações em relação aos serviços de urgência e emergência do Hospital César Leite e a situação das cirurgias eletivas no município. Linhares anunciou que irá propor uma audiência pública para debater o tema na câmara no mês de julho.

A apresentação completa do relatório de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2023 da prefeitura pode ser acessada nas páginas da Câmara Municipal de Manhuaçu no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=oQ5Q_38SV5c) e no Facebook (https://www.facebook.com/camaramanhuacu/videos/1470134150191439).

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos