Câmara de Manhuaçu realiza reunião para debater lixão municipal

por adm publicado 01/06/2023 16h05, última modificação 01/06/2023 16h05
Encontro foi programado pela comissão especial de estudos sobre resíduos e contou com as presenças da prefeita Imaculada e do promotor Guilherme de Castro
Câmara de Manhuaçu realiza reunião para debater lixão municipal

Mesa composta pelos vereadores durante reunião que debateu questões ambientais na Câmara de Manhuaçu

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (31/05) na Câmara Municipal de Manhuaçu, a Comissão Especial de vereadores, instaurada para elaborar estudos relacionados ao meio ambiente, debateu com diversas autoridades a questão do lixão do município e a intenção da instalação de um aterro sanitário na comunidade do Barreiro.

A reunião foi convocada pela Comissão Especial de Estudo Sobre a Instalação de Empreendimento de Resíduos Sólidos/Aterro Sanitário no Município de Manhuaçu. Compõem a comissão os vereadores Allan do Alaor (PSC), presidente, Mariley Assistente Social (PP), relatora e presidente da Comissão de Meio Ambiente da câmara, e Juninho Enfermeiro (PSC), membro. Eles formaram a mesa diretora que conduziu a sessão. Também compuseram a mesa os vereadores Kelson Santos (PSD), Jânio do Catinga (Pode) e Eleonora Maira (PSB).

Participaram da reunião várias autoridades e representantes de diversas entidades e serviços públicos, como a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, o promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Manhuaçu, Guilherme de Castro Germano, o tenente coronel Luciano Reis, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, e o comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente, tenente Nazareno Rodrigues.

Os vereadores Allan do Alaor, Mariley Assistente Social e Juninho Enfermeiro abriram a reunião explicando que o objetivo do encontro era discutir propostas para o meio ambiente, a questão da intenção da instalação de aterro sanitário na comunidade do Barreiro e o fim do lixão de Manhuaçu. A lei federal 12.305/2010 estabelece o prazo para o encerramento dos lixões em todo o Brasil já para o mês de agosto deste ano. Mariley destacou também como problema a ser enfrentado a situação das pessoas que vivem do lixão, ao todo 40 famílias.

Logo após, foram exibidos vídeos das visitas dos vereadores da Comissão Especial a instalações de aterros sanitários, construídos dentro das normas ambientais, nos municípios de Rio Casca e Leopoldina. Foram mostrados ainda vídeos e fotos do lixão de Manhuaçu, do local na comunidade do Barreiro onde havia a intenção de se instalar um aterro e uma matéria do Jornal Nacional sobre o prazo final para a desativação dos lixões no Brasil.

Edital

A prefeita Maria Imaculada anunciou que já há um edital pronto do poder executivo com a licitação para o transbordo do lixo de Manhuaçu. O consórcio CIS-Verde, que reúne 19 municípios da região, deverá ser utilizado para esta finalidade.

O promotor de Justiça, Guilherme de Castro Germano, alertou para o grave risco socioeconômico das pessoas que trabalham no lixão de Manhuaçu. Ele falou sobre o programa Lixo e Cidadania e a possibilidade da reestruturação da associação dos catadores de lixo.

O tenente coronel Luciano Reis lembrou que o lixo pode ser uma solução e não um problema e citou a possibilidade de reciclagem de resíduos como um fator gerador de renda. O tenente Rodrigues, da Polícia Ambiental, disse que a reunião pode ter apontado uma saída para a situação em curto prazo. Ele destacou que hoje várias cidades estão adotando a medida de encaminhar seus resíduos para tratamento em outros municípios.

Mariley Assistente Social considerou a realização da reunião na câmara um marco para a história de Manhuaçu. Ela enfatizou que o maior objetivo da Comissão Especial e de todas as autoridades que compareceram ao encontro é promover a qualidade de vida dos manhuaçuenses.

Segundo Juninho Enfermeiro, a rede formada a partir da reunião poderá fazer a diferença em relação à questão do lixo municipal. Allan do Alaor encerrou a sessão agradecendo a participação de todas as autoridades presentes e destacou o objetivo de sempre se procurar o benefício para a população de Manhuaçu.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos