Vereadores homenageiam personalidades e instituições em sessão solene

por adm publicado 01/12/2023 18h16, última modificação 01/12/2023 18h16
Evento marcou a entrega de títulos de Honra ao Mérito, Cidadania Honorária, Cidadão Benemérito e da Medalha de Mérito Legislativo a 47 homenageados
Vereadores homenageiam personalidades e instituições em sessão solene

Câmara de Manhuaçu realiza sessão solene e homenageia destaques do ano

Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (30/11), a Câmara Municipal de Manhuaçu homenageou várias personalidades e instituições que se destacaram no município durante o ano. A cerimônia foi marcada pela confraternização, com a entrega de diplomas de Honra ao Mérito, de títulos de Cidadania Honorária, de Cidadão Benemérito e da Medalha de Mérito Legislativo a 47 homenageados. Como já é tradicional ao final de cada ano, o evento aconteceu no anfiteatro da casa do legislativo e registrou grande presença de público.

Após a chamada dos vereadores, da prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas, e do deputado federal Mário Heringer para a composição da mesa da sessão, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro. Logo depois, o mestre de cerimônia e diretor geral da câmara, Carlos Henrique Cruz, solicitou um minuto de silêncio em homenagem à ex-vereadora, líder comunitária, conselheira voluntária de várias instituições e mobilizadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Isaura Pereira da Paixão, que faleceu no último dia 25 de novembro.

A solenidade prosseguiu com um momento de oração feito pelo diácono Altair Gomes, da Igreja Batista do Alfa Sul. O presidente do poder legislativo, vereador Gilsinho (DC), deu então as boas vindas aos homenageados, seus familiares e ao público presente.

Gilsinho lembrou que a câmara dos vereadores está sempre aberta a toda comunidade e lamentou o fato de a casa do legislativo muitas vezes ser vítima de notícias falsas. Ele disse ver com satisfação que, nestes três anos de legislatura, os vereadores direcionaram R$15 milhões, sendo R$4,8 milhões apenas neste ano, em emendas impositivas para diversas associações e entidades de Manhuaçu.

O presidente do poder legislativo destacou que esses recursos foram revertidos para a população na forma de várias obras e citou verbas que permitiram a melhoria da segurança pública, através da atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil, e da saúde, pelos serviços prestados pelo Hospital César Leite (HCL). Gilsinho aproveitou para anunciar o repasse de mais de R$5 milhões economizados pelo poder legislativo para a prefeitura de Manhuaçu.

O vereador ressaltou o bom trabalho desempenhado pela Câmara Municipal e afirmou que o legislativo de Manhuaçu é hoje referência em Minas Gerais. Ele agradeceu a prefeita Maria Imaculada e o deputado Mário Heringer pelos recursos enviados. Gilsinho também agradeceu aos representantes da justiça no município. “Buscamos a harmonia com os poderes e quem ganha é a população manhuaçuense. Nosso lema é sempre a transparência, sem corrupção. Agradeço a todos e sintam-se em casa. A casa é de vocês”, finalizou.

Homenagens

Após a fala do presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, a solenidade prosseguiu com a entrega de 28 diplomas de Honra ao Mérito, 14 títulos de Cidadania Honorária, um título de Cidadão Benemérito e quatro medalhas de Mérito Legislativo. Ao final da solenidade, o deputado federal Mário Heringer, agraciado na solenidade com o título de Cidadão Honorário, agradeceu à câmara em nome de todos os homenageados.

O deputado parabenizou a câmara pela escolha dos homenageados, que considerou ser o resultado de um processo democrático e de representatividade. “Os escolhidos são cidadãos que representam a sociedade e não é fácil conquistar corações e mentes”, afirmou. Heringer deixou ainda uma mensagem de preocupação ambiental. “Vamos cuidar de nosso planeta. Cada um fazendo um pouquinho”, disse.

Em sua fala, a prefeita Maria Imaculada anunciou o investimento de R$10 milhões em obras da alça de acesso da BR 262 à MG 111 e convidou os vereadores e o deputado Mário Heringer para a assinatura do contrato. “Tenho em minhas mãos o contrato com a Caixa Econômica Federal, e fiz questão de trazer para assinar aqui na presença dos senhores, para a liberação de cerca de R$10 milhões para a construção da alça de acesso ligando a BR 262 à MG 111”, declarou.

O evento se encerrou com uma grande confraternização no saguão do anfiteatro da câmara.

Confira a lista de todos os homenageados na sessão solene da Câmara Municipal de Manhuaçu

- Diploma de Honra ao Mérito:

1 – Roseane Aparecida Cruz Santos Silva

25 - Glauciene Fernanda Faria

26 - Pastoral do Enfermo da Paróquia do Bom Pastor de Manhuaçu

27 - Maria Aparecida de Souza Silva

28 - Associação de Promoção ao Idoso (APRI)

- Título de Cidadão(a) Honorário(a):

1 - Paulo César de Oliveira

2 - Dr. José Renato Dacache Balieiro

3 - Amélia Nogueira da Rocha Viana

4 - Klayrton Alves de Souza