Servidores da Câmara de Manhuaçu participam de curso sobre pregão eletrônico em BH

por adm publicado 24/02/2023 16h04, última modificação 24/02/2023 16h04
Objetivo foi capacitar funcionários do poder legislativo a atuarem de acordo com as regras da nova lei de licitações e a conduzir um pregão eletrônico

Servidores da Câmara de Manhuaçu se capacitam para conduzir pregões eletrônicos

Servidores da Câmara Municipal de Manhuaçu participaram do curso “Formação de Agente de Contratação e Pregoeiro” entre quarta e sexta-feira (15/02 a 17/02) da semana passada em Belo Horizonte. Trata-se de mais um curso preparatório para os funcionários do poder legislativo atuarem de acordo com as regras da lei 14.133/2021, a nova lei de licitações que terá aplicação obrigatória a partir deste ano. A capacitação foi oferecida pelo Ceap Brasil – Centro de Estudos da Administração Pública e aconteceu no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

O curso teve como objetivos ensinar a conduzir um pregão eletrônico, a correção de erros mais frequentes ocorridos durante um pregão e as boas práticas no processo de pesquisa de preço e termos de referência. O programa foi dividido em quatro módulos: Alinhamentos conceituais e fase interna; Pregão eletrônico de acordo com a nova lei de licitações; Dispensa de licitação; e Fase externa.

Para o auxiliar administrativo e suplente da Comissão de Licitação da câmara, Marcelo Gonçalves Dutra, foi relevante participar da capacitação. “Devido à complexidade do tema, a capacitação de servidores é de grande importância para a correta atuação no processo licitatório, o que garante maior segurança na gestão de bens públicos. Logo, a presença em cursos direcionados à licitação, como é o caso, gera benefícios que serão usufruídos por toda a comunidade”, afirmou.

Além de Dutra, participaram do curso a diretora da secretaria e secretária da Comissão de Licitação da câmara, Glauciane Pimentel Rhodes Gonçalves, Vanessa Albergaria dos Santos, membro da Comissão de Licitação, Lucas Siqueira de Souza, controlador interno, e o responsável pelo setor de áudio e vídeo Diego Reis Altino.

A capacitação foi conduzida pelo professor Carlos Barbosa, advogado especializado em licitação e contratos administrativos. Barbosa é consultor para a área de licitações de diversas prefeituras e câmaras municipais. Ele é mestre em Direito Público, advogado especializado em Direito Administrativo, Direito Constitucional e Administração Pública Municipal e consultor jurídico da TV Globo e Portal G1. No ano passado, Carlos Barbosa ministrou na Câmara Municipal de Manhuaçu o curso “Implantação da Nova Lei de Licitações nos Municípios” para servidores dos poderes legislativo e executivo da cidade.

Mais fotos Mais fotos