Projeto Cidadania recebe alunos da escola municipal São Vicente de Paulo

por adm publicado 09/04/2024 13h44, última modificação 09/04/2024 13h44
Programa da Câmara de Manhuaçu tem por objetivo divulgar entre os estudantes as atividades desenvolvidas pelos vereadores e a função do legislativo
Projeto Cidadania recebe alunos da escola municipal São Vicente de Paulo

Alunos da Escola São Vicente de Paulo participam do Projeto Cidadania

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu recebeu um grupo de alunos da Escola Municipal São Vicente de Paulo – CAIC na manhã da última sexta-feira (05/04). A visita foi mais uma ação do Projeto Cidadania, que busca passar aos estudantes informações sobre o funcionamento do poder legislativo e o papel dos vereadores no município.

O objetivo do Projeto Cidadania é justamente disseminar entre os estudantes das escolas de Manhuaçu o conhecimento sobre as atividades desempenhadas pelos representantes eleitos pelo povo na condução do legislativo municipal. Desta vez, 19 alunos do quarto ano da Escola São Vicente de Paulo puderam conhecer a estrutura da câmara e aprender, na prática, como acontecem as reuniões em que são discutidos e votados os projetos de lei.

Os alunos estavam acompanhados da professora Rosane Passos e de Adair André da Silva, que atua na biblioteca da escola. Eles foram recepcionados pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), pelo vereador Administrador Rodrigo (DC), pelo diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, pelo diretor geral da câmara, Anízio Gomes de Souza, pelo diretor pedagógico, Lucas Siqueira, e pelo assessor da presidência, Adriano Moreira.

Os estudantes receberam as boas vindas no plenário da câmara, local onde são realizadas as sessões e discutidos e votados os projetos de lei. Após assistirem a um vídeo institucional, o professor João Paulo de Souza Andrade explicou aos alunos o papel dos vereadores, as funções do poder legislativo de fiscalizar o poder executivo, de elaborar e votar as leis e de ouvir os anseios da população.

Os alunos ocuparam as cadeiras do plenário e a mesa diretora, normalmente usadas pelos vereadores nos dias de reuniões, em uma verdadeira simulação de sessão ordinária. Tanto alunos como professores puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas com os vereadores, a equipe da Escola do Legislativo e o diretor geral da câmara.

Autismo

Durante a visita, os estudantes ainda ouviram uma pequena palestra com representantes da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu (AMAAM). Cíntia Ferreira de Souza Gomes, Neiliana Medeiros de Souza Rabelo e Patrícia da Silva Lourenço de Castro passaram aos alunos informações sobre a importância do acolhimento das pessoas com autismo, principalmente nos ambientes escolares.

As instituições educacionais que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos