Projeto Cidadania recebe alunos da Escola Estadual Antônio Welerson

por adm publicado 27/09/2022 13h53, última modificação 27/09/2022 13h53
Programa da Câmara Municipal de Manhuaçu visa explicar aos estudantes os trabalhos realizados pelo poder legislativo no município
Projeto Cidadania recebe alunos da Escola Estadual Antônio Welerson

Alunos da escola Antônio Welerson participam do Projeto Cidadania, da câmara municipal

Alunos da Escola Estadual Antônio Welerson participaram do Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, na manhã da última quarta-feira (21/09). É mais um colégio do município que participa do programa que tem por objetivo explicar as funções do poder legislativo de Manhuaçu e os trabalhos realizados pelos vereadores.

O grupo de 19 alunos do 1º ano do ensino médio estava acompanhado da coordenadora geral do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), Adriana de Almeida Ferreira, e dos professores Flávia de Freitas Silva, Jaqueline Maria de Souza, Andrea Alves Mayrinck Brito, Gretch Silva Vidal e José Lúcio de Oliveira Filho. Na câmara, eles foram recebidos pelo diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, e pelo diretor administrativo, Diego Vila Real.

No plenário da câmara, os estudantes assistiram a um vídeo institucional sobre as funções da câmara dos vereadores. João Paulo e Diego explicaram a rotina de trabalhos na casa do legislativo e tiraram dúvidas dos alunos. Os jovens aprenderam o papel dos vereadores de criar e votar leis e também de agirem como fiscalizadores das ações do poder executivo.

O professor João Paulo lembrou aos estudantes que a política é exercida no dia a dia e que a câmara é o lugar para se fazer propostas. “Muitas reivindicações podem ser propostas aqui. Estamos plantando uma semente e espero com isso ter uma sociedade melhor”, afirmou.

“Constituição em miúdos”

Os servidores da câmara municipal sortearam para os estudantes alguns exemplares do livro “Constituição em miúdos”, um resumo da constituição brasileira em linguagem acessível para jovens. Os alunos ocuparam as cadeiras e a mesa diretora do plenário e puderam usar os microfones, simulando uma sessão do poder legislativo.

O professor José Lúcio de Oliveira Filho considerou positiva a participação dos alunos da escola Antônio Welerson no Projeto Cidadania. “É importante participar do projeto. Estamos sempre explicando para eles os três poderes (executivo, legislativo e judiciário), a função junto à sociedade em que vivem, na forma de melhorias, se no bairro em que eles vivem há vereadores presentes. Muitos não sabiam a função do vereador”, comentou.

As escolas que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos