Poder legislativo realiza novo debate sobre o programa Bolsa Atleta

por adm publicado 31/01/2024 18h09, última modificação 31/01/2024 18h09
Vereadores ouviram esportistas e representantes da sociedade para acertar melhorias no documento que está em trâmite na Câmara de Manhuaçu
Poder legislativo realiza novo debate sobre o programa Bolsa Atleta

Vereadores discutem melhorias no projeto que cria o Bolsa Atleta com esportistas de Manhuaçu

Na noite desta terça-feira (30/01), a Câmara Municipal de Manhuaçu realizou mais uma etapa de debates sobre o projeto que visa instituir no município o programa Bolsa Atleta. Em trâmite no legislativo, o projeto de lei 113/2023 é de autoria do poder executivo e tem sido tema de várias discussões entre os vereadores e representantes da prefeitura e do segmento esportivo na cidade.

A reunião foi um desdobramento do encontro realizado na semana passada por sugestão do vereador Inspetor Juninho Linhares (PMN). A finalidade tem sido ouvir o maior número possível de sugestões para enriquecer o projeto e fazer com que o programa contemple várias modalidades esportivas e atletas. O próprio Linhares conduziu a sessão de ontem junto com a vereadora Rose Mary (PDT), primeira secretária da mesa diretora da câmara.

Após a abertura da reunião, Juninho Linhares passou a palavra para atletas e representantes de esportistas. O primeiro a falar foi o professor de jiu-jitsu Gilberto Lopes de Castro. Ele manifestou preocupação em relação à formação da comissão julgadora que irá avaliar os pedidos de bolsa.

A corredora Rose Alves Valentim relatou as dificuldades dos atletas conseguirem patrocínios e a necessidade de gastos com alimentação e transporte ao participarem de competições. Para ela, estas situações justificam a importância do recebimento da bolsa.

Maikron Barbosa, que é professor de taekwondo e de educação física, reclamou da demora na aprovação do projeto. Ele disse que desde 2010 se discute o projeto de implementação do Bolsa Atleta em Manhuaçu e que, com o atraso na aprovação da lei, o atleta só tem a perder.

O vereador Inspetor Juninho Linhares lembrou que muitos atletas manifestaram descontentamento com alguns pontos do projeto de lei. “Muitos atletas aqui não concordam (com o projeto) e a maioria tem que ficar satisfeita. Por isso fizemos o convite para todos se manifestarem para votarmos o projeto o mais rápido possível”, pontuou.

Terceira idade

Professora de história, Hianna Sette representou a mãe, que é nadadora, durante a reunião. Ela mencionou os ganhos em saúde da mãe desde que ela começou a praticar o esporte em 2019 e disse ser importante que atletas da terceira idade sejam contemplados pela lei.

Já Neiliana Medeiros é mãe de um garoto com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que é campeão mineiro de taekwondo. Ela pediu a aprovação do projeto e afirmou ter objetivos com o filho, que participa de vários torneios. No caso dela, o Bolsa Atleta seria um incentivo importante. O advogado Vinícius de Resende cobrou do poder executivo a apresentação de um relatório com o impacto financeiro do projeto.

Reginaldo Garcia, que é professor de taekwondo, parabenizou a discussão do projeto de lei pela câmara. Ele destacou que um atleta não chega ao alto rendimento sem receber incentivo no início da carreira. A corredora Michelle de Souza Gomes reclamou de alguns pontos do projeto de lei e também pediu incentivos para os atletas amadores.

Casado com uma ultramaratonista, Lourenço Lopes Lacerda disse que a proposição irá ajudar os atletas a trazerem resultados para Manhuaçu. Corredora da Associação dos Corredores de Rua de Manhuaçu (AMACORR), Joema Recla foi outra que solicitou que as verbas previstas no projeto contemplem do mesmo modo os atletas amadores. Eduardo Satil, que também é corredor, defendeu que todos os atletas tenham condições de pleitear bolsas e ressaltou que existem corredores de rua acima dos 70 anos de idade atingindo bons resultados em provas.

Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Victor Carneiro Rocha, destacou que, para este ano, a pasta conta com um montante de R$6 milhões. Ele afirmou que Manhuaçu nunca teve um aporte financeiro como este antes. Rocha argumentou que o projeto vem sendo discutido em várias reuniões e que a categoria master está contemplada. O secretário lembrou que as inscrições para o Bolsa Atleta acontecem até o próximo dia 10 de fevereiro, para atletas federados, não federados, técnicos e ainda para a bolsa estudantil, criada durante as discussões com os vereadores.

Manifestação dos vereadores

O vereador Elenilton Martins (PT) disse ser favorável ao Bolsa Atleta para todas as modalidades esportivas. Gilmar Cuca (Pros) parabenizou a inclusão no documento dos pais de autistas. Mariley Assistente Social (PP) destacou a importância do papel do Conselho Municipal de Esporte de propor diretrizes para o setor. O parlamentar Cléber Benfica (PP) se colocou à disposição para melhorar o projeto ainda mais.

O vereador Administrador Rodrigo (DC) disse que a previsão é que seja destinado ao programa Bolsa Atleta o valor de R$1.552.333,00 este ano. Allan do Alaor (PSC) ressaltou a importância das discussões realizadas para a elaboração do documento.

Em sua fala, Juninho Enfermeiro (PSC) lembrou que se pode aprovar a proposição agora e propor melhorias no documento futuramente. Jânio do Catinga (Pode) enfatizou a contribuição dos vereadores para o projeto com as emendas propostas. Já Eleonora Maira (PSB) apontou o que considerou algumas lacunas no documento, como os critérios para a formação da equipe técnica que irá julgar os pedidos de bolsa e o impacto orçamentário do projeto.

Também participaram da reunião desta terça-feira o procurador geral de Manhuaçu, Ronaldo Garcia, o secretário municipal de Administração, Fernando Rodrigo Caires, e o presidente do Conselho Municipal de Esporte, Sílvio Dutra dos Santos.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos