Poder legislativo debate projeto que cria Bolsa Atleta em reunião

por adm publicado 23/01/2024 18h13, última modificação 23/01/2024 18h13
Vereadores debateram o projeto que cria o programa com o secretário municipal de Esporte e com atletas de diversas modalidades esportivas
Poder legislativo debate projeto que cria Bolsa Atleta em reunião

Reunião na câmara discute programa Bolsa Atleta

Reunião realizada na Câmara Municipal de Manhuaçu na tarde desta segunda-feira (22/01) discutiu o projeto de lei 113/2023, de autoria do poder executivo e que institui o programa Bolsa Atleta no município. O projeto encontra-se em trâmite no poder legislativo e foi tema de debate entre os vereadores, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Victor Carneiro Rocha, e representantes do Conselho Municipal de Esporte e de diversas modalidades esportivas em Manhuaçu.

O encontro foi sugerido pelo vereador Inspetor Juninho Linhares (PMN) durante a reunião de comissões realizada na semana passada. Na ocasião, o parlamentar solicitou vista do projeto para melhor analisar o documento e ouvir sugestões de praticantes de esportes do município. O próprio Linhares conduziu a reunião desta segunda-feira.

Na abertura da sessão, o vereador passou a palavra para o secretário municipal de Esporte e Lazer para que ele explicasse o projeto. Victor Carneiro Rocha informou que a ideia é instituir em Manhuaçu o programa Bolsa Atleta, projeto que já existe nos níveis federal e estadual. O objetivo é beneficiar atletas federados e não federados e também técnicos nas mais variadas modalidades esportivas com a concessão de bolsas. De acordo com Rocha, a proposta foi elaborada a partir de projetos técnicos preexistentes.

O representante do Conselho Municipal de Esporte, Ederson Estanislau Fialho, lembrou que as discussões realizadas até o momento evoluíram para incorporar atletas não federados e para ampliar o número de modalidades esportivas atendidas. Segundo ele, as conversas também levaram em consideração o tempo de preparação dos atletas para a participação em torneios, transporte, hospedagem, alimentação e custo de inscrição.

A corredora da Amacor, Michelle de Souza Gomes, questionou o fato de o documento não deixar claro como seria constituída a comissão técnica que julgará os inscritos no programa. A vereadora Eleonora Maira (PSB) também apontou esta lacuna no projeto.

Ajuda de custo

O vereador Gilmar Cuca (Pros) defendeu a inclusão de uma ajuda de custo para pais de atletas portadores de necessidades especiais. Ele ressaltou que estes esportistas dependem dos pais para participarem de eventos.

O corredor da equipe Superação, Eduardo Satil, solicitou que os contemplados com o programa Bolsa Atleta também possam ter a possibilidade de angariar patrocínios. O advogado Vinícius de Resende defendeu que o projeto seja mais debatido para que as regras fiquem claras e o documento não apresente brechas. O professor de educação física e praticante de vôlei e peteca, Victor Hugo Lobato Vieira, disse esperar que a lei saia do papel e traga benefícios para os atletas e técnicos de Manhuaçu.

A vereadora Mariley Assistente Social (PP) falou sobre a necessidade de os esportistas se cadastrarem na lei para que seja possível fazer um bom planejamento. Eleonora Maira destacou a importância dos pedidos de vista para as discussões sobre o projeto. Além de Juninho Linhares, a vereadora havia pedido vista do projeto antes do recesso parlamentar no ano passado.

Cléber Benfica (PP) considerou importante a reunião para se chegar a um consenso. Para ele, o projeto irá somar para os atletas profissionais e amadores do município. Jânio do Catinga (Pode) ressaltou a relevância da proposição e disse que Manhuaçu poderá ser referência nos esportes.

O atleta amador de vôlei, Walace do Amaral, o atleta de basquete da equipe Gorillaz, Mateus Franciny de Morais, a corredora da equipe Superação, Ediana Pereira da Silva, e Washington Baptista, também corredor da equipe Superação, foram outros esportistas a se manifestaram durante o encontro. Os vereadores Elenilton Martins (PT), Zé Eugênio (MDB), Administrador Rodrigo (DC), Kelson Santos (PSD), o procurador jurídico da câmara, Luiz Antônio de Assis, e o assessor contábil Aldrin Teodoro Dutra também participaram da reunião.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos