Equipe da Escola do Legislativo participa de capacitação na ALMG

por adm publicado 21/11/2022 16h11, última modificação 21/11/2022 16h11
Servidores da Câmara Municipal de Manhuaçu participaram do curso de formação de coordenadores do Parlamento Jovem de Minas em Belo Horizonte
Equipe da Escola do Legislativo participa de capacitação na ALMG

Equipe da Escola do Legislativo participa de curso de capacitação em BH

O diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, professor João Paulo de Souza, e o diretor administrativo, Diego Vila Real, participaram de um curso de capacitação promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última semana. Trata-se do curso de formação de coordenadores do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) para atuarem na edição de 2023 do projeto, que vai debater o tema “Jovem e mercado de trabalho”.

O curso aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro e dividiu os alunos por polos regionais. A equipe da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu ficou no Polo Regional Leste, Vales do Aço e Rio Doce, junto com os municípios de Caratinga, Inhapim, Dom Cavati, Santana do Paraíso e Governador Valadares. A escola da ALMG recebeu também na última semana os polos Centro-Oeste, Médio Espinhaço, Médio Piracicaba e Metropolitano.

O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã direcionado a estudantes do ensino médio. O programa é realizado pela ALMG em parceria com as câmaras municipais de Minas Gerais e conta com o apoio da PUC Minas. Este ano, o conteúdo do curso incluiu trocas de experiências, informações sobre normas e regulamentos, apresentações das equipes da ALMG e palestras sobre o tema “Jovem e mercado de trabalho”.

A capacitação trabalha a formação política e temática dos alunos, a mobilização, estudos e diagnósticos locais e ainda a formação para elaboração de propostas nos níveis municipal e regional. Além de servidores das câmaras municipais, o PJ Minas também estende para vereadores a participação no programa.

O diretor da Escola do Legislativo, João Paulo de Souza, considerou positiva a capacitação. “Fiquei encantado com a grandeza e a organização do Parlamento Jovem de Minas. Os futuros participantes do PJ Minas, alunos do ensino médio, terão a oportunidade de participar de um projeto muito bem estruturado desenvolvido pela ALMG que conta com oficinas de formação política, oficinas de formação temática e ainda com encontros regionais e estaduais e serão fundamentais ao conhecimento e a conscientização dos nossos jovens”, afirmou.