Câmara Municipal proíbe resíduos de outras cidades em Manhuaçu

por adm publicado 02/06/2023 16h26, última modificação 02/06/2023 16h26
Proposta de emenda à lei orgânica foi aprovada em segundo turno e rejeita ingresso de resíduos para tratamento ou disposição final no município
Câmara Municipal proíbe resíduos de outras cidades em Manhuaçu

Plenário da Câmara Municipal durante sessão que aprovou projeto que proíbe resíduos de outras cidades em Manhuaçu

A Câmara Municipal aprovou projeto que proíbe o município de receber resíduos produzidos em outras cidades para serem tratados em Manhuaçu. A aprovação em segundo turno da proposta de emenda à lei orgânica, que tramitava na casa, ocorreu em reunião realizada na noite desta quinta-feira (01/06) e foi motivo de comemoração por parte dos moradores da comunidade do Barreiro, que acompanhavam a sessão.

Havia a intenção de instalação de um aterro sanitário na região do Barreiro e, desde o início das discussões sobre o tema no poder legislativo, os moradores pressionaram contra o empreendimento. A reunião desta quinta-feira foi conduzida pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), e pelos vereadores Allan do Alaor (PSC), vice-presidente, Rose Mary (PDT), primeira secretária, e Juninho Enfermeiro (PSC), segundo secretário.

A proposta de emenda à lei orgânica 01/2023 é de autoria dos vereadores Allan do Alaor, Administrador Rodrigo (DC), Elenilton Martins (PT), Eleonora Maira (PSB), Gilsinho, Juninho Enfermeiro, Kelson Santos (PSD) e Mariley Assistente Social (PP). A proposição havia sido aprovada em votação de primeiro turno e agora foi também aprovada em segundo turno. A proposta tem o objetivo de proibir o ingresso de resíduos de outros municípios para tratamento ou disposição final, sejam eles destinados ao sistema público ou privado, instalados no território municipal.

Allan do Alaor usou a tribuna para agradecer a aprovação do projeto. Ele destacou que, em reunião da Comissão Especial instaurada na câmara para elaborar estudos relacionados ao meio ambiente realizada na quarta-feira (31/05), a prefeita Maria Imaculada declarou que irá publicar edital com licitação para a adesão do município a um consórcio para a destinação do lixo. “É uma causa de todos nós e ganha a população de Manhuaçu”, disse.

O vereador também manifestou sua preocupação em relação ao lixão de Manhuaçu, localizado no bairro Santa Terezinha, que terá que ser desativado por determinação de lei federal. O tema será debatido em audiência pública convocada pelo vereador Cléber Benfica (PP) e que será realizada na Câmara de Manhuaçu no próximo dia 22 de junho.

O presidente da câmara, Gilsinho, assinou então a promulgação da proposta de emenda à lei orgânica, que deverá ser publicada na edição deste sábado do Diário Oficial Eletrônico da prefeitura de Manhuaçu.

Outros projetos

Além da proposta de emenda à lei orgânica, foram aprovados outros quatro projetos. Em regime de urgência, foram aprovados os projetos 51/2023 e 52/2023, os dois de autoria do poder executivo. A reunião aprovou também as proposições 21/2023, do vereador Kelson Santos, e 25/2023, de Gilsinho.

O projeto 51/2023 concede auxílio no valor de R$100 mil ao Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Manhuaçu (CCEP) – Polícia Civil de Minas Gerais. A proposição 52/2023 autoriza ao poder executivo a destinar o benefício do aluguel social a cinco famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

De autoria do vereador Kelson Santos, o projeto 21/2023 nomeia de Carlos Henrique dos Santos a segunda rua à direita que se inicia na avenida Veredino Alves Freitas, no bairro Bela Vista. O vereador lembrou que o projeto é uma forma de homenagear uma personalidade de destaque na comunidade.

O projeto 25/2023, de Gilsinho, inclui o Programa de Estudo da Ciência do Direito nas atividades da rede pública de ensino de Manhuaçu. O objetivo é contribuir para a formação dos alunos com noções de direitos e deveres na vida em sociedade.

Pedido de vista

Apresentado pelo presidente o projeto de lei 41/2023, de autoria do poder executivo, foram manifestadas algumas dúvidas em relação ao trâmite após a vereadora Eleonora Maira pedir vista para estudar melhor o tema. A proposição dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

O presidente Gilsinho optou por suspender a sessão ordinária e fazer uma reunião das Comissões Permanentes em conjunto para debater o assunto. Nas comissões, Eleonora Maira renovou seu pedido de vista, que foi concedido pelo prazo regimental. Assim, o projeto voltará à sua tramitação normal após a devolução da vista deferida à vereadora.

Rodoviária e aeroporto

No início da reunião, o diretor do terminal rodoviário de Manhuaçu e coordenador do aeroporto municipal, Fernando Chaves Teixeira, prestou esclarecimentos em resposta a requerimentos da vereadora Eleonora Maira. Ele falou sobre as reformas que estão sendo realizadas na rodoviária e os trabalhos de manutenção do aeroporto.

O assessor da presidência da câmara, Adriano Moreira, fez a oração de início dos trabalhos.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos