Câmara Municipal de Manhuaçu recebe seminário “Governo sem Papel”

por adm publicado 23/03/2023 13h07, última modificação 23/03/2023 13h07
Promovido pelo consórcio CIS Caparaó, objetivo do evento foi discutir e conscientizar sobre a importância de soluções sustentáveis visando o futuro
Câmara Municipal de Manhuaçu recebe seminário “Governo sem Papel”

Seminário "Governo sem Papel" trouxe várias palestras com especialistas nas áreas do direito e da tecnologia

A Câmara Municipal de Manhuaçu recebeu nesta terça-feira (21/03) o seminário “Governo sem Papel – A Era das Licitações”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó (CIS Caparaó). Com apoio da Câmara de Manhuaçu, o evento aconteceu no anfiteatro da casa do legislativo na parte da manhã e durante à tarde. O seminário foi patrocinado pelas empresas 1Doc e Licitar Digital e também teve o apoio da VA Sistemas.

Realizado em várias cidades, o objetivo do evento é discutir e conscientizar sobre a importância de soluções digitais e sustentáveis para o futuro visando tornar mais prático o acesso aos serviços públicos. A ideia é eliminar ao máximo a necessidade do uso de documentos em papel na gestão pública. O “Governo sem Papel” tem o propósito ainda de buscar a aproximação de gestões municipais e sociedade civil para promover e identificar mudanças para a evolução no âmbito da administração pública e prestação de serviços aos cidadãos.

O presidente do CIS Caparaó e prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo, abriu o evento. Ele ressaltou que o encontro busca apontar caminhos para os agentes públicos atuarem com responsabilidade fiscal nos processos de documentação. Camilo destacou que o propósito do curso é apontar caminhos para que os serviços públicos errem cada vez menos. O secretário executivo do CIS Caparaó, Felipe Clemente, também discursou na abertura do seminário e manifestou a disposição do consórcio em fazer a diferença em relação a este tema.

Na parte da manhã, o evento contou com as palestras do advogado e assessor jurídico de municípios e consórcios e especialista em licitações e contratos, Thiago Leal Pedra, da Licitar Digital, de Ítalo dos Santos, analista de implantação da empresa 1Doc, e do advogado Gustavo Valadares, procurador jurídico do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário (CISREC).

No período da tarde, as apresentações foram do advogado Rômulo Hastenreiter, especialista em direito público e assessor jurídico do Colegiado de Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais/Agência de Políticas Públicas (COSECS-MG/APP), e de Felipe Alexandre Mucci, doutor e mestre em Direito Público pela UFMG e diretor jurídico da Superintendência de Desenvolvimento da Capital – Prefeitura de Belo Horizonte, que participou por videoconferência direto de BH.

Participaram do seminário prefeitos, secretários, vereadores, assessores, advogados, gestores, membros de comissões de licitação e servidores públicos.

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