Câmara Municipal de Manhuaçu inaugura Museu do Poder Legislativo
A Câmara de Manhuaçu agora tem um espaço inteiramente dedicado à preservação da memória do poder legislativo municipal. Na noite desta quarta-feira (17/12) foi inaugurado no saguão do segundo andar da sede da câmara o Museu do Poder Legislativo, local que reúne peças e documentos sobre a história política de Manhuaçu.
No início da solenidade, o mestre de cerimônia Thomaz Jr. chamou Luis Carlos Calheiros de Araújo, o Lula, que foi parlamentar entre 1963 e 1966, vice-prefeito de 1967 a 1969 e prefeito em 1970 em razão do falecimento do então prefeito Antônio Xavier, representando os ex-vereadores e homenageados da noite, a presidente da câmara, vereadora Rose Mary, representando a atual legislatura, e a prefeita Maria Imaculada para compor a mesa de honra simbólica do evento.
Em seguida, o pastor Gilberto Carlos Onofre Pereira, presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Manhuaçu (AMEM), fez uma oração. Na abertura oficial da solenidade, a vereadora Rose Mary enfatizou que a história de um município tem que ser contada. Ela chamou seu chefe de gabinete, Igor de Souza, responsável pela iniciativa da organização do museu, e destacou que os trabalhos realizados revelaram curiosidades. Rose citou a existência de 13 vereadoras mulheres na história de Manhuaçu, algo que poucas pessoas sabem.
A presidente da câmara expressou sua satisfação com a inauguração do Museu do Poder Legislativo. “É uma emoção descobrir histórias bacanas da cidade. A cultura tem que fazer parte do nosso cotidiano. Cultura é riqueza”, disse.
Regimento Interno
A prefeita Maria Imaculada também considerou a inauguração um momento importante para a cultura de Manhuaçu. “A cultura é a essência do progresso de uma cidade”, lembrou. Ela chamou o ex-presidente da Câmara de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Willen Rike Camargo Soares, para a entrega de um raro exemplar do Regimento Interno da Câmara Municipal datado de 1977, aprovado na época em que Dutra era o presidente do legislativo.
O secretário de Cultura afirmou que a inauguração do museu permitirá um fácil acesso à história do processo legislativo municipal. Segundo ele, a iniciativa oferecerá à população condições para “entender como brigar por seus direitos e traçar melhores caminhos para o futuro”. Soares destacou que o regimento de 1977 foi descoberto durante o processo de reorganização da biblioteca da prefeitura.
Na sequência, foi exibido um vídeo mostrando como se encontrava o acervo da Câmara de Manhuaçu, deteriorado pela ação do tempo, e os trabalhos realizados para a recuperação dos documentos. Outro vídeo foi projetado com uma homenagem aos vereadores de Manhuaçu já falecidos.
Thomaz Jr. e Igor de Souza guiaram todos os presentes em um tour apresentando os itens expostos no museu. Algumas peças contêm um QR Code que armazena informações digitais como vídeos e textos que as contextualizam. No final da cerimônia, houve o descerramento da placa do Museu do Poder Legislativo, marcando oficialmente a inauguração.
A solenidade contou com a participação de representantes dos poderes legislativo e executivo, de entidades, de ex-vereadores e seus familiares e de servidores da Câmara Municipal.
Acervo
O acervo do museu inclui vários itens e documentos valiosos. Há o quadro do primeiro chefe político de Manhuaçu, Joaquim Gonçalves Dutra, eleito para o período de 1881 a 1883;
exemplares de jornais datados de 1897 e 1933; foto com os membros da composição do legislativo do ano de 1936; urna de votação secreta usada a partir de 1980; além de mobiliário antigo.
O visitante também poderá conferir documentos e itens interessantes. Como exemplo, está exposto projeto de autoria de Maria de Lucca indicando a incorporação de 36 lâmpadas de 15 velas à iluminação pública de Manhuaçu e ao relógio da Igreja Matriz. Outro item que desperta curiosidade são os óculos bifocais que pertenciam ao vereador Altino Estanislau, que foi presidente da câmara entre 1955 e 1958.
O Museu do Poder legislativo ficará aberto de segunda à sexta-feira no horário de funcionamento da câmara, de 12h às 18h. O espaço poderá ser visitado por todos os moradores da cidade e da região e também por turistas que estiverem de passagem por Manhuaçu. Trata-se também de um local ideal para estudantes e pesquisadores realizarem seus estudos sobre a história política do município.
Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos
