Câmara Municipal aprova seis projetos de lei em sessão ordinária

por adm publicado 02/12/2022 14h51, última modificação 02/12/2022 14h51
Três projetos foram aprovados em regime de urgência; vereadores também discutiram problemas de iluminação pública verificados no município
Câmara Municipal aprova seis projetos de lei em sessão ordinária

Mesa diretora da Câmara Municipal durante sessão ordinária

Em sessão realizada na noite desta quinta-feira (01/12), a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou seis projetos de lei, três deles em caráter de urgência. A reunião foi conduzida pelo presidente da câmara, Cléber Benfica (PP). Os vereadores Gilsinho (DC) e Eleonora Maira (PSB) completaram a mesa diretora.

Em regime de urgência foram aprovados os projetos 125/2022, 127/2022 e 128/2022, todos de autoria do poder executivo. O projeto 125/2022 dá nova redação ao inciso I do artigo 4º da lei municipal número 4.200/2021, que estabelece a proposta orçamentária estimando a receita e fixando a despesa do município para o exercício financeiro de 2022. Com a aprovação, o executivo fica autorizado a abrir crédito suplementar até o valor de 39% do montante previsto nesta lei, 9% a mais que o calculado originalmente.

O secretário municipal da Fazenda, Magno Marçal Soares, usou a tribuna para explicar que o projeto prevê apenas um redirecionamento de recursos entre áreas da administração pública, não se tratando de dotação extra no orçamento. A suplementação será usada para pagar despesas decorrentes de emendas impositivas, folhas de pagamento, gastos com saúde, ornamentações natalinas e despesas causadas por danos de chuva.

Durante a discussão do projeto, o vereador Jorge do Ibéria (Pode) chamou a atenção para os problemas de iluminação pública verificados em distritos de Manhuaçu. Inspetor Juninho Linhares (PMN) lembrou que já havia destacado este problema outras vezes e reclamou que seus requerimentos não têm sido respondidos pela secretaria de Planejamento. Ele solicitou providências e que sua solicitação fosse incluída na ata da reunião.

O vereador Zé Eugênio (MDB) também questionou o serviço prestado pela empresa que atua no setor de iluminação pública no município. Ele destacou as constantes reclamações sobre lâmpadas LED danificadas com pouco tempo de uso e solicitou que fosse feito um requerimento para verificar a situação.

A vereadora Mariley Assistente Social (PP) disse que o problema tem sido observado na cidade e nos distritos e pediu a intensificação da manutenção por parte da empresa responsável. Gilsinho ressaltou que o contrato com a empresa de manutenção elétrica se encerra agora em dezembro e que haverá outra licitação.

Os projetos 127/2022 e 128/2022 dispõem sobre a cessão de estagiários do curso de direito da administração municipal para o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Subseção Judiciária de Manhuaçu, e para o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Airsoft

Na reunião também foram aprovados os projetos de lei 111/2022, 112/2022 e 116/2022. O primeiro projeto (111/2022), de autoria do vereador Kelson Santos (PSD), institui no calendário oficial de Manhuaçu a segunda semana de agosto como a “Semana do Evento Esportivo Airsoft”. Relativamente novo, o airsoft é um esporte que simula situações de combate com o uso de armas semelhantes às usadas no paintball.

O praticante de airsoft, Cleydson Mendes Baía, usou a tribuna para explicar que a atividade traz aspectos positivos para os praticantes, como o aumento do poder de concentração, equilíbrio emocional, postura e desenvolvimento do raciocínio lógico e do trabalho em equipe. Kelson ressaltou que o airsoft beneficia a saúde física e mental dos praticantes.

O projeto 112/2022, do poder executivo, altera o artigo 2º da lei municipal número 3.560/2015 e permite a prorrogação das contratações temporárias de médicos e cirurgião bucomaxilofacial para atendimento em Manhuaçu até 31 de dezembro de 2023. Já o projeto 116/2022, também do poder executivo, prevê a cessão de servidora pública ao município de Simonésia sem custos para a prefeitura.

No momento da palavra franca, a vereadora Mariley Assistente Social pediu providências da secretaria de Obras em relação a uma obra de pavimentação de estrada rural na comunidade de Palmeirinha. A obra já havia sido acordada com a comunidade desde setembro.

Um vídeo recebido pela vereadora demonstrando a situação da estrada foi exibido na reunião. Ela cobrou a realização da obra o mais rápido possível e lembrou que as chuvas podem agravar o problema. O vereador Carlinho da Mercearia (MDB) também reclamou que suas indicações de obras não têm sido atendidas por parte do poder executivo.

Na abertura da sessão desta quinta-feira, o empresário Rodrigo Garcia Pinho, do grupo Sema Eletrificações, usou a tribuna para agradecer a aprovação do projeto de lei 114/2022 na última reunião da câmara. O projeto, de autoria do vereador Cléber Benfica, denominou de Avenida Márcia Duraes Garcia Pinho, mãe de Rodrigo, a via que se inicia no km 40 da BR-262, paralela à rodovia federal, e termina na BR-262, próximo ao km 39, no bairro João Pêsso da Silveira, nas imediações do clube Uba e Atacarejo Economart.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos