Câmara Municipal aprova projetos que destacam os Desbravadores e os caminhoneiros

por adm publicado 15/09/2023 17h39, última modificação 15/09/2023 17h39
Grupo que realiza trabalho social com jovens é reconhecido com data no calendário municipal; caminhoneiros ganham festa que marca sua importância econômica

Sessão reconhece os Desbravadores e os caminhoneiros de Manhuaçu com datas comemorativas

A sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Manhuaçu na noite desta quinta-feira (14/09) aprovou vários projetos. Entre eles, foram aprovadas as proposições que instituem o Dia dos Desbravadores no Município de Manhuaçu e a Festa do Caminhoneiro e do Motorista. Trata-se do reconhecimento a dois segmentos que cumprem um importante papel social e econômico. A reunião foi conduzida pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), e pelos vereadores Allan do Alaor (PSC), vice-presidente, e Rose Mary (PDT), primeira secretária.

O projeto 69/2023, dos vereadores Administrador Rodrigo (DC) e Allan do Allaor, prevê a comemoração do Dia dos Desbravadores no Município de Manhuaçu todos os anos no dia 20 de setembro. Os Desbravadores são grupos formados por meninos e meninas entre dez e 15 anos de idade que se reúnem para desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Acampamentos, escaladas, caminhadas e explorações em matas e cavernas fazem parte das atividades dos Desbravadores.

O plenário da câmara recebeu vários jovens integrantes do grupo para acompanhar a votação. Antes da apreciação da matéria, o pastor Romário Zahn, representante do Clube Asas da Alva, dos Desbravadores, usou a tribuna para falar sobre as atividades desempenhadas pelo grupo. Eles homenagearam o presidente do legislativo, Gilsinho, e os vereadores Administrador Rodrigo e Allan do Alaor com a entrega de um lenço do movimento.

Administrador Rodrigo destacou a ética, o profissionalismo, a disciplina e a educação trabalhadas pelos Desbravadores com os jovens. Alaor registrou o trabalho social e de respeito ao próximo desenvolvido pelo grupo e que traz impactos para a vida de muitas pessoas.

Caminhoneiros

A Festa do Caminhoneiro e do Motorista também foi instituída no calendário de eventos de Manhuaçu com a aprovação do projeto 76/2023. O evento será realizado todos os anos na semana do dia 25 de julho, quando se comemora o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. O objetivo é celebrar os caminhoneiros e motoristas do município, importantes para a economia local por transportarem produtos da região para todo o Brasil.

A proposição é assinada pelos vereadores Cléber Benfica, Administrador Rodrigo, Carlinho da Mercearia (MDB), Inspetor Juninho Linhares (PMN), Kelson Santos (PSD), Mariley Assistente Social (PP), Gilsinho e Rose Mary. Vários caminhoneiros marcaram presença no plenário da câmara ostentando cartazes com textos que enalteciam a categoria profissional.

Cléber Benfica usou a tribuna para falar sobre a importância do reconhecimento dos caminhoneiros e motoristas. Ele destacou o papel econômico da categoria em Manhuaçu ao ser responsável pelo transporte de 8 milhões de sacas de café na região e por movimentar valores que chegam a superar R$9 bilhões. “Vocês têm minha admiração e respeito”, afirmou.

De autoria da vereadora Rose Mary, o projeto 75/2023 institui e inclui no calendário de eventos de Manhuaçu a Semana Municipal de Conscientização Sobre a Causa do Luto Parental, a ser celebrada anualmente na primeira semana do mês de julho. O objetivo é despertar a sociedade para a realidade do luto parental por meio da conscientização, educação, saúde física e mental, informações, pesquisas e trabalhos para auxiliar as famílias que passam por processos de perdas. Rose lembrou que o objetivo é proporcionar suporte a famílias que perdem entes queridos.

O projeto 72/2023, de Allan do Alaor e Elenilton Martins (PT), nomeia logradouros públicos no bairro Bela Vista. Foram denominadas a avenida Odilon Mendes de Carvalho, rua Lions Club, rua Jandira Gonçalves de Souza e rua Doutor Cário Abi-Ackel. Os nomes são homenagens a personalidades de destaque social e à organização internacional de serviços humanitários.

Homenagens

Durante a reunião, foram aprovados também três projetos que concedem títulos a personalidades e diploma para o 11º Batalhão da Polícia Militar. O projeto de resolução 8/2023, de Administrador Rodrigo, concede diploma de honra ao mérito ao 11º BPM pelos 60 anos de instalação em Manhuaçu.

De autoria do vereador Antônio da Margarida (PSB), os projetos de resolução 9/2023 e 10/2023 concedem o título de Cidadão Honorário de Manhuaçu ao deputado federal Mário Heringer e ao senhor Rodrigo Montesanto Pereira Leite, respectivamente. Mário Heringer é reconhecido pelos serviços prestados como deputado à Manhuaçu. Rodrigo Montesanto é destacado pela atuação profissional no mercado do café na cidade.

No início da reunião, o pastor Claílton José Martins, da Igreja Batista Nacional Nova Vida, de Bom Jesus de Realeza, fez a oração de abertura dos trabalhos.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos