Câmara de Manhuaçu aprova projetos para a saúde no município

por adm publicado 22/09/2023 17h10, última modificação 22/09/2023 17h10
Proposições garantem verba para a manutenção da urgência e emergência do Hospital César Leite e terreno para construção de hospital de tratamento de câncer
Câmara de Manhuaçu aprova projetos para a saúde no município

Plenário da câmara durante reunião que aprovou projetos que destacam a saúde no município

A Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou quatro projetos de lei em regime de urgência em reunião realizada na noite desta quinta-feira (21/09). O destaque foi a aprovação de proposição que autoriza a prefeitura a conceder subvenção social no valor de R$1,6 milhão ao Hospital César Leite (HCL). Os recursos irão garantir a manutenção dos serviços de urgência e emergência da unidade hospitalar.

Outro projeto aprovado com urgência foi o que prevê a doação de imóvel para a Fundação Cristiano Varella construir um hospital para tratamento de doenças oncológicas no município. A reunião foi conduzida pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), e pelos vereadores Allan do Alaor (PSC), vice-presidente, Rose Mary (PDT), primeira secretária, e Juninho Enfermeiro (PSC), segundo secretário.

Foram aprovados os projetos 96/2023, 97/2023, 98/2023 e 92/2023, todos do poder executivo. A proposição 98/2023 autoriza o poder executivo a conceder subvenção social de R$1,6 milhão para garantir o funcionamento dos serviços de urgência e emergência do HCL.

O valor será pago em quatro parcelas mensais e sucessivas de R$400 mil, a serem pagas até o quinto dia útil de cada mês, no período de outubro deste ano a janeiro de 2024. O projeto trouxe alívio ao hospital, que nos últimos dias teve ameaçada a manutenção dos serviços por falta de recursos. O presidente da câmara, Gilsinho, destacou a importância do projeto, já que a urgência e a emergência são responsáveis por salvar vidas de moradores de Manhuaçu e de mais 23 cidades da região que são usuárias do HCL.

Pronunciamento

Antes da votação do projeto, a secretária municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, usou a tribuna para fazer um pronunciamento atendendo a convite do poder legislativo. Ela relatou as reuniões e negociações que permitiram chegar a um consenso.

Além dos recursos da prefeitura, o hospital também receberá verbas do estado de Minas Gerais, através do programa Valora Minas, e de emendas dos vereadores Eleonora Maira (PSB) e Antônio da Margarida (PSB). Durante as discussões, Mariley Assistente Social (PP) lembrou que todos os vereadores já destinaram recursos de emendas para o HCL. Ana Lígia agradeceu a Câmara de Manhuaçu pela parceria e pelo diálogo mantido durante as negociações.

Alguns vereadores manifestaram insatisfação por não terem sido convidados para uma reunião realizada na prefeitura em que o tema foi debatido. A secretária de Saúde explicou que não foram feitos convites por ter se tratado de reunião de mediação sanitária entre o poder executivo, o Ministério Público e a diretoria do HCL.

Relator da Comissão de Saúde da câmara, o vereador Zé Eugênio (MDB) lamentou que a situação não tenha sido informada nos debates durante a audiência pública sobre a saúde no município realizada pelo poder legislativo no mês de julho. Alguns vereadores aproveitaram o debate para cobrar que as cidades da região que são atendidas pelo HCL também enviem recursos para o hospital. Em reunião realizada na câmara, o vereador Gilsinho chegou a fazer inclusive um apelo para que os vereadores das cidades atendidas pelos serviços reivindicassem emendas para seus prefeitos para contribuir com o HCL.

Tratamento de câncer

O projeto 96/2023 tem a finalidade de doar uma área institucional no loteamento Vale das Águas, de propriedade do município de Manhuaçu, para a Fundação Cristiano Varella, organização de Muriaé. A condição prevista no projeto é a de que a fundação construa um hospital para tratamento de câncer no local. O lote está localizado no Córrego Pouso Alegre.

Rubens Mendes Wellersom, da família proprietária do loteamento onde se localiza a área institucional a ser doada, e o advogado do empreendimento, Elias Sahid Chequer, se pronunciaram sobre o projeto. Wellersom destacou a acessibilidade do terreno como aspecto importante para pacientes com a doença. Os vereadores parabenizaram a iniciativa do projeto.

Por solicitação do vereador Gilmar Cuca (Pros), entrou em pauta para votação em regime de urgência o projeto 92/2023, que autoriza o repasse de R$80 mil à Associação de Polícia Mirim (APM) de Manhuaçu. A verba será destinada à manutenção das atividades e melhorias da APM. Gilsinho lembrou da importância do trabalho social desenvolvido pela associação.

O projeto 97/2023 autoriza o repasse de R$23 mil como apoio esportivo ao Trail Clube de Manhuaçu (TCM). A verba será utilizada para a realização do “1º TCM – Off-road”. As competições acontecerão nos dias 30 de setembro e 1º de outubro na pista de velocross e cross country do Clube do Sol. A proposição tem a finalidade de inserir Manhuaçu no circuito regional mineiro de eventos off road de bicicross (BMX).

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos