Projeto Cidadania recebe alunos da escola estadual Salime Nacif

por adm publicado 04/10/2023 16h55, última modificação 04/10/2023 16h55
Programa da Câmara de Manhuaçu retomou atividades no segundo semestre; objetivo é divulgar para estudantes as atividades desenvolvidas pelos vereadores
Projeto Cidadania recebe alunos da escola estadual Salime Nacif

Alunos da escola Salime Nacif participam do Projeto Cidadania, da Câmara de Manhuaçu

Retomando as atividades neste segundo semestre, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu recebeu grupos de alunos da Escola Estadual Salime Nacif durante três dias desta semana. Os estudantes participaram do Projeto Cidadania nas tardes de segunda, terça e quarta-feira (02 a 04 de outubro) para compreenderem o funcionamento do poder legislativo e o papel dos vereadores no município.

O objetivo do Projeto Cidadania é justamente disseminar entre os estudantes das escolas da cidade conhecimento e informações sobre as atividades desempenhadas pelos representantes eleitos pelo povo de Manhuaçu na condução do legislativo municipal. Ao todo, 77 alunos do quarto e quinto anos do Salime Nacif puderam conhecer a estrutura da câmara e aprender na prática como funcionam as reuniões em que são discutidos e votados os projetos de lei.

Os alunos estavam acompanhados das professoras Tânia Maria Maciel, Jaqueline Miranda de Souza, Maria Dornelas, Maria José Alves Garcia, Zandra de Fátima Lopes da Rocha e da bibliotecária Rosângela Serafim Leite. Eles foram recepcionados pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), pelos vereadores Administrador Rodrigo (DC), Cléber Benfica (PP), Juninho Enfermeiro (PSC), pelo diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, pelo diretor administrativo, Diego Vila Real, e pelo diretor pedagógico, Diego Reis Altino.

Depois de receberem as boas vindas no anfiteatro da câmara, os estudantes foram encaminhados para o plenário da casa do legislativo, espaço onde são realizadas as reuniões e discutidos e votados os projetos de lei. O professor João Paulo de Souza Andrade explicou a eles o papel dos vereadores, as funções do poder legislativo de fiscalizar o poder executivo, de elaborar e votar as leis e de ouvir os anseios da população. “O papel do vereador é fiscalizar, legislar e indicar obras necessárias para a melhoria da sociedade”, disse Andrade aos alunos.

Os estudantes ocuparam as cadeiras do plenário e a mesa diretora, normalmente utilizadas pelos vereadores em dias de reuniões, em uma verdadeira simulação de sessão ordinária. Tanto alunos como professoras puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas com os vereadores e equipe da Escola do Legislativo.

Política na prática

A professora Tânia Maria Maciel destacou a participação dos estudantes no Projeto Cidadania. “Acho muito importante para os alunos adquirirem novos conhecimentos sobre qual é a função de cada vereador e da prefeitura”, disse. Já a professora Jaqueline Miranda de Souza chamou a atenção para o conhecimento adquirido pelos alunos na prática. “O Projeto Cidadania é bom por isso. Nós professores aplicamos o conteúdo, mas é importante para o aluno ver na prática e sair da rotina da sala de aula”, argumentou.

Zandra de Fátima Lopes da Rocha também considerou o projeto importante por seu lado prático. “É de grande valia para o aprendizado dos educandos, porque eles aprendem de forma prática tudo o que faz o vereador e as ações desenvolvidas na câmara”, afirmou. A bibliotecária Rosângela Serafim Leite parabenizou a equipe da Escola do Legislativo pelo conhecimento transmitido aos estudantes.

As escolas que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos