Reunião marca encerramento do mês da mulher na Câmara Municipal

por adm publicado 27/03/2024 15h56, última modificação 27/03/2024 15h56
Durante o encontro organizado pela Procuradoria da Mulher, foi anunciada parceria com a Aciam na elaboração da Agenda DEL (Desenvolvimento Econômico Local)
Reunião marca encerramento do mês da mulher na Câmara Municipal

Reunião da Procuradoria da Mulher da câmara marca parceria do órgão com a Aciam

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Manhuaçu realizou reunião na manhã desta quarta-feira (27/03) para marcar o encerramento das atividades do mês da mulher em 2024. Durante o encontro, foi assinada uma parceria entre o órgão e a Associação Comercial Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (Aciam). Trata-se do projeto para a elaboração da Agenda DEL (Desenvolvimento Econômico Local), documento que irá propor o direcionamento econômico de Manhuaçu para os próximos 20 anos.

A reunião foi conduzida pela procuradora geral da Procuradoria da Mulher, vereadora Mariley Assistente Social (PP), pela primeira procuradora adjunta, Rose Mary (PDT), e pela segunda procuradora adjunta, Eleonora Maira (PSB). Logo após abrir o encontro, Mariley passou a palavra para o presidente da Aciam, Walter Vargas Júnior, que anunciou a parceria.

Ele explicou que o projeto Agenda DEL, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é um estudo feito que foca a realidade de Manhuaçu. Sua expectativa é que o resultado transforme a economia do município nos próximos anos.

Walter Vargas Júnior aproveitou para informar que o 25º Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas, a ser realizado nos próximos dias 10 e 11 de abril, dedicará a manhã do dia 11 de abril às mulheres empreendedoras. O presidente da Aciam ainda colocou a associação à disposição das mulheres que pretendem iniciar um empreendimento na cidade.

Em sua participação, Rose Mary falou sobre o processo de implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Manhuaçu e a importância de as mulheres ocuparem espaços na política. Mariley Assistente Social abordou a necessidade de se fazer análises socioeconômicas para que o município possa avançar. Já Eleonora Maira chamou a atenção para o olhar diferenciado das mulheres na política e destacou que o “lugar da mulher é onde ela escolher”.

Espera Feliz

Duas vereadoras da Câmara Municipal de Espera Feliz estiveram presentes no encontro. As parlamentares Grécia Maria Alves Faria e Carla Nogueira vieram conhecer a Procuradoria da Mulher da casa legislativa de Manhuaçu. Elas pretendem instalar um órgão semelhante naquela cidade e tiraram dúvidas sobre os procedimentos necessários para a abertura da procuradoria feminina. Mariley Assistente Social ressaltou como aspecto positivo a microrregião estar organizada em relação a este tema.

Durante o encontro, foram discutidos vários outros temas, como o mercado de trabalho, os vários tipos de violência praticados contra a mulher, a necessidade do acolhimento das vítimas de violência, a importância da rede de atendimento em Manhuaçu e a educação como aspecto fundamental, tanto para a mulher como para seus filhos.

Em seu pronunciamento, o vereador Allan do Alaor (PSC) elogiou a instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Manhuaçu e o diálogo mantido entre as entidades que fazem parte da rede de atendimento às mulheres.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus Mariano Marques, Maria de Fátima Mayrinck Brito, da secretaria municipal de Educação, da mobilizadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Patrícia Sad, e representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), da Incubadora de Entidades Manhuaçu, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar e do Projeto Mover.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos