Procuradoria da Mulher é instaurada na Câmara Municipal de Manhuaçu

por adm publicado 16/09/2022 17h50, última modificação 15/08/2023 13h58
Vereadora Mariley Assistente Social foi empossada como procuradora geral; vereadoras Rose Mary e Eleonora Maira são as procuradoras adjuntas
Procuradoria da Mulher é instaurada na Câmara Municipal de Manhuaçu

Câmara dos vereadores já tem sua Procuradoria da Mulher

A 17ª sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Manhuaçu na noite desta quinta-feira (15/09) marcou a instauração da Procuradoria da Mulher na casa do legislativo. O presidente da câmara, Cléber Benfica (PP), empossou as vereadoras Mariley Assistente Social (PP), como procuradora geral, Rose Mary (PDT), 1ª procuradora adjunta, e Eleonora Maira (PSB), 2ª procuradora adjunta.

Após a assinatura do termo de posse, Mariley falou como a primeira procuradora da mulher do município. Usando a tribuna, ela destacou que a instalação da Procuradoria da Mulher era uma vitória para Manhuaçu. A vereadora lembrou de sua trajetória profissional e ressaltou que uma das bandeiras que sempre defendeu foi a causa da mulher.

Mariley contou que foi em um encontro com outras procuradoras da mulher em junho deste ano que teve a ideia de apresentar para o presidente Cléber Benfica a ideia da instalação da procuradoria na câmara de Manhuaçu. Ela prometeu trabalhar “incessantemente por esta pasta” junto com as vereadoras Rose Mary e Eleonora Maira. “Nós estamos nesse momento assumindo o compromisso de lutar por todas as políticas públicas e implementá-las com relação à pasta da mulher”, afirmou.

Em seu discurso, Mariley ressaltou que o Brasil tem hoje a Lei Maria da Penha, considerada a terceira melhor lei do mundo de proteção às mulheres pela ONU, e que, apesar de Minas Gerais ter a melhor polícia do país, é o estado que apresenta o maior índice de feminicídio. Ela considerou a instalação da Procuradoria da Mulher na câmara dos vereadores um “marco histórico”.

O delegado responsável pela Delegacia Regional da Polícia Civil de Manhuaçu, Felipe de Ornelas Caldas, usou a tribuna para parabenizar a instauração da Procuradoria da Mulher na câmara. De acordo com ele, a atuação da procuradoria é importante porque pode evitar que o crime contra a mulher ocorra. Caldas aproveitou para adiantar que a delegacia da mulher será inaugurada em Manhuaçu no dia 07 de novembro.

A Procuradoria da Mulher tem como objetivos fortalecer a rede de proteção às mulheres, receber denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra as mulheres e encaminhamento dos casos para os órgãos competentes.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos