Procuradoria da Mulher da Câmara de Manhuaçu realiza 1º Seminário da Rede da Mulher

por adm publicado 08/03/2023 15h35, última modificação 15/08/2023 13h58
Objetivo do evento “Conhecendo a Rede pela Rede” foi propor a integração e o diálogo entre as entidades que atuam no atendimento às mulheres no município

Ex-vereadoras e atuais políticas do poder legislativo recebem homenagem durante Seminário da Rede da Mulher

A Câmara Municipal de Manhuaçu, em uma iniciativa de sua Procuradoria da Mulher, realizou na tarde desta terça-feira (07/03) o 1º Seminário da Rede da Mulher “Conhecendo a Rede pela Rede”. Promovido no mês das mulheres, o objetivo do evento foi integrar e manter o diálogo entre as entidades que atuam no atendimento às mulheres no município. Foi também uma forma do poder legislativo prestar sua homenagem às mulheres de Manhuaçu.

O diretor da câmara, Carlos Henrique Cruz, abriu o evento e convidou o presidente do poder legislativo, vereador Gilsinho (DC), a Procuradora Geral da Procuradoria da Mulher da Câmara de Manhuaçu, vereadora Mariley Assistente Social (PP), a prefeita Maria Imaculada, o vice-prefeito Nailton Heringer, a primeira procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher, vereadora Rose Mary (PDT), a delegada Adline Ribeiro, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a secretária municipal de Governo, Cíntia Perígolo, e o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Luciano Reis, para compor a mesa.

O presidente da câmara, Gilsinho, abriu o seminário dando as boas vindas aos participantes. Em sua fala ele parabenizou a delegada Adline Ribeiro pelo trabalho à frente da unidade, que resultou na diminuição do número de feminicídios na cidade. Gilsinho disse estar atento em relação ao problema da violência contra o sexo feminino.

Como pai de duas filhas, o presidente da câmara afirmou ficar triste com a situação de violência vivida pelas mulheres em nossa sociedade. Ele colocou a câmara dos vereadores à disposição para combater esse tipo de violência. “A casa é do povo, a casa é de vocês, usem-na”, declarou.

Procuradora da Mulher

Em seguida, a Procuradora Geral da Procuradoria da Mulher da Câmara de Manhuaçu, vereadora Mariley Assistente Social, apresentou as atribuições da procuradoria, resgatou sua trajetória profissional e agradeceu ao ex-presidente do legislativo, Cléber Benfica (PP), pelo apoio quando ela propôs a instalação do órgão na câmara municipal. Ela lembrou que os 17 vereadores da casa contribuíram para o sucesso da instalação da procuradoria.

Mariley Assistente Social ressaltou que o principal objetivo hoje é integrar e manter em constante diálogo os serviços oferecidos pelas entidades que compõem a rede de atendimento à mulher em Manhuaçu. “O maior objetivo do legislativo é estabelecer o diálogo da rede, é integrar esta rede, é darmos as mãos para que as mulheres que passam por violência sejam protegidas”, destacou.

Ela enfatizou que o município conta com serviços especializados no atendimento à mulher, mas que falta o conhecimento das atribuições de cada entidade. “Propomos este primeiro encontro e hoje cada serviço vai informar sua atribuição”, pontuou. Mariley lembrou que hoje a Procuradoria da Mulher da Câmara de Manhuaçu faz parte de uma rede de procuradorias no Brasil, envolvendo câmaras municipais, assembleias estaduais e o Congresso Nacional, o que garante visibilidade aos trabalhos.

Homenagens

Momento marcante do evento foi quando todas as vereadoras que já exerceram mandatos pelo poder legislativo de Manhuaçu, e também aquelas que ocupam hoje uma cadeira na câmara, foram homenageadas. Receberam homenagens: Maria de Lucca Pinto Coelho (1951-1954), Adeuslyra Corsette Rodrigues (1974) – as duas já falecidas –, Isaura Pereira da Paixão (1982-1988 e 1989-1992), Maria Imaculada Dutra Dornelas (1993-1996, 1997-2000, 2001-2004, 2005-2008 – sendo a primeira mulher a ocupar o cargo da presidência no biênio 2007-2008 – e 2009-2012), Marli Cicarini (1997-2000), Neuza Maria de Oliveira (2001-2004), Aponísia dos Reis (2013-2016), Berenice Maria Ferreira de Souza (2017-2020) e as atuais vereadoras Eleonora Maira (PSB), Mariley Assistente Social e Rose Mary.

Em sua fala, a prefeita Maria Imaculada destacou que hoje existe em Manhuaçu uma ampla frente de trabalho em benefício das mulheres. “Temos que comemorar os avanços que tivemos. Temos hoje um grupo de pessoas que procuram o melhor para nós”, disse. O vice-prefeito Nailton Heringer também aproveitou para parabenizar as mulheres.

O tenente coronel Luciano Reis lembrou que no final de 2022 o 11º BPM inaugurou uma sala para a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). O espaço é utilizado pela rede para planejar ações de proteção à mulher no município. Ele destacou que a inauguração do espaço foi possível graças a recursos da prefeitura, do poder judiciário e de emendas impositivas da câmara.

Após os pronunciamentos dos componentes da mesa, a professora Pollydiana Salazar, da Escola de Ballet Pollydiana Salazar, apresentou um monólogo que narra uma situação de abuso e violência vivida por uma mulher desde a infância até a fase adulta. Por fim, representantes de todas as entidades que compõem a rede de atendimento às mulheres em Manhuaçu puderam apresentar suas atribuições aos participantes do seminário.

Entidades que se apresentaram no 1º Seminário da Rede da Mulher “Conhecendo a Rede pela Rede”, da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Manhuaçu:

- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM)

- Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

- Conselho Tutelar

- Secretaria Municipal de Saúde

- Polícia Civil (Deam, projetos Elzas e Chame a Frida)

- Polícia Militar – Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD)

- Secretaria Municipal de Educação

- Liga Esportiva de Manhuaçu e Associação dos Professores de Educação Física de Manhuaçu e Região (Apef)