Câmara dos vereadores reúne entidades da rede de atendimento às mulheres

por adm publicado 13/12/2023 15h15, última modificação 14/12/2023 13h41
Procuradoria da Mulher realizou encontro para avaliar as atividades desenvolvidas em 2023 e traçar metas para o próximo ano
Câmara dos vereadores reúne entidades da rede de atendimento às mulheres

Representantes de entidades da rede de atendimento à mulher participaram da reunião

A Câmara Municipal de Manhuaçu recebeu na manhã desta quarta-feira (13/12) vários representantes das entidades que compõem a rede de atendimento às mulheres no município. O objetivo do encontro foi fazer uma avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano e traçar metas de atuação para 2024.

A procuradora geral da Procuradoria da Mulher do poder legislativo, vereadora Mariley Assistente Social (PP), e a segunda vice-procuradora, Eleonora Maira (PSB), representaram a câmara na reunião. Mariley deu as boas vindas aos convidados e lembrou do desafio enfrentado este ano de promover o diálogo entre todas as entidades que formam a rede em Manhuaçu.

A reunião contou com a participação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). O promotor Alexandre Figueiredo Morato falou um pouco sobre os fatores que potencializam a violência doméstica, como o consumo exagerado de álcool e a dependência química por parte dos parceiros. Ele também abordou o desafio de trabalhar para superar o sentimento que algumas mulheres ainda têm de achar que episódios de violência ocorrem por culpa delas.

Também participaram do encontro o sargento Aílton e a soldado Mariane, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). O sargento Aílton informou que, no dia primeiro de janeiro de 2024, Manhuaçu completará dois anos sem registros de feminicídio consumado. Ele afirmou que o dado mostra que o trabalho tem surtido efeito. Para a soldado Mariane, a integração atingida pela rede tem ajudado as mulheres.

Mariley Assistente Social falou sobre o projeto de instalação de uma procuradoria da mulher regional. O órgão atenderia à comarca de Manhuaçu.

Projeto nas escolas

O sargento Aílton destacou que a ideia para o ano que vem é estabelecer um calendário de atividades em escolas do município e desenvolver um trabalho voltado para os homens. A soldado Mariane ressaltou a importância de manter encontros com os homens para conhecer o outro lado dessas histórias.

O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Manhuaçu, agora também integra a rede. Durante a reunião, foi anunciada a retomada do programa do governo federal Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de um projeto educativo destinado a mulheres a partir dos 16 anos de idade e que se encontram em situação de vulnerabilidade.

O anúncio foi feito pela coordenadora geral do programa Mulheres Mil no IF Sudeste MG, Heloísa Bernardes Caetano, e pela coordenadora adjunta do programa em Manhuaçu, Milena Amendro. No município, serão oferecidas 30 vagas para mulheres interessadas em fazer o curso de Auxiliar Administrativo já para o próximo ano. O projeto é um braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Em sua fala, a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus Mariano Marques, destacou as atividades desenvolvidas pela pasta para a conscientização das mulheres em Manhuaçu. Já a administradora do Projeto Mulheres Transformadas, Josiane Vargas Costa, explicou o objetivo do grupo de ajudar as mulheres através da mensagem religiosa. O projeto conta hoje com aproximadamente 110 participantes.

Mariley Assistente Social finalizou o encontro desejando que em 2024 a rede faça ainda melhor no atendimento às mulheres. Ela lembrou que 2023 termina mostrando que as entidades que formam a rede estão integradas.

Marcaram presença na reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal da Mulher, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Conselho Tutelar, da Secretaria de Saúde, do Centro de Apoio à Família (CAF), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana (Fumaph).

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos