Câmara de Manhuaçu comemora um ano de sua Procuradoria da Mulher

por adm publicado 18/09/2023 17h53, última modificação 18/09/2023 17h53
Discursos, apresentações artísticas e mesa de debates sobre políticas públicas voltadas para as mulheres marcaram o evento
Câmara de Manhuaçu comemora um ano de sua Procuradoria da Mulher

Mesa de debates realizada durante a comemoração do primeiro ano de funcionamento da Procuradoria da Mulher

A Câmara Municipal de Manhuaçu comemorou na tarde da última quinta-feira (14/09) um ano da instalação de sua Procuradoria da Mulher. Realizado no anfiteatro da casa do legislativo, o evento reuniu diversas autoridades e representantes de entidades que integram a rede de atendimento às mulheres em Manhuaçu.

O diretor geral da Câmara Municipal, Carlos Henrique Cruz, abriu o evento e convidou os presentes a assistirem um vídeo institucional sobre as atividades desempenhadas pelo poder legislativo. Logo depois, foram convidados para compor a mesa o presidente da câmara, Gilsinho (DC), a procuradora geral da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, vereadora Mariley Assistente Social (PP), a primeira vice-procuradora da Procuradoria da Mulher, vereadora Rose Mary (PDT), a prefeita Maria Imaculada, a deputada estadual e procuradora adjunta da Mulher na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Delegada Sheila Pedrosa Mello Oliveira, a delegada Adline Ribeiro, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o delegado Felipe Ornelas e a soldado Mariane Conrado, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD).

A procuradora geral da Procuradoria da Mulher da Câmara de Manhuaçu, vereadora Mariley Assistente Social, destacou em seu discurso que o papel da procuradoria é atender as mulheres vítimas de todos os tipos de violência. Ela agradeceu ao ex-presidente da câmara, vereador Cléber Benfica (PP), por ter acatado a proposta da instalação da procuradoria no poder legislativo, e ao atual presidente, Gilsinho, pelo suporte na efetivação do serviço. Ela abordou a importância de toda a rede de entidades de apoio às mulheres em Manhuaçu e a necessidade da luta constante contra a violência contra a mulher.

O presidente do legislativo, Gilsinho, lembrou da importância das mulheres terem os mesmos direitos que os homens na sociedade. Ele criticou a reforma eleitoral em discussão no congresso brasileiro que, segundo ele, retira direitos já conquistados pelas mulheres na política. Gilsinho também ressaltou a contribuição da bancada feminina na Câmara de Manhuaçu no debate de projetos para a cidade.

A prefeita Maria Imaculada parabenizou o poder legislativo pela iniciativa de instalar a Procuradoria da Mulher em Manhuaçu. Ela defendeu a necessidade do diálogo nas famílias como forma de conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher e o trabalho realizado por toda a rede de assistência no município.

A deputada estadual Delegada Sheila Pedrosa destacou que Manhuaçu hoje é referência mundial no combate à violência contra as mulheres, se referindo ao prêmio internacional conquistado pelo projeto Chame a Frida, da Polícia Civil e que auxilia vítimas de violência doméstica na cidade. Ela defendeu a presença feminina na política e a necessidade de a mulher ocupar espaços de poder.

Número artístico

Após os discursos de abertura do evento, a bailarina Pollydiana Salazar, da Escola de Ballet Pollydiana Salazar, apresentou um número sobre o fortalecimento da rede no município e a importância de as mulheres não se calarem diante de situações de violência. Ela chamou ao palco várias mulheres para realizar uma dinâmica envolvendo balões em que o objetivo era não deixá-los cair. A mensagem deixada por Pollydiana foi a de que uma rede não funciona sozinha e que as mulheres precisam do apoio umas das outras.

Depois foi formada uma mesa de debate com as presenças da procuradora geral da Procuradoria da Mulher da câmara, Mariley Assistente Social, a primeira vice-procuradora, Rose Mary, a segunda vice-procuradora, vereadora Eleonora Maira (PSB), a prefeita Maria Imaculada, a soldado Mariane Conrado, a deputada estadual Delegada Sheila Pedrosa, a delegada Adline Ribeiro, Loren Barreto, do Conselho Tutelar, e a escrivã Ana Rosa Campos, da Polícia Civil e responsável pelo projeto Chame a Frida.

Elas debateram as ações desempenhadas pela rede de assistência em Manhuaçu, a necessidade de políticas públicas voltadas para as mulheres e a importância da representatividade feminina na política.