Poder legislativo realiza segunda etapa de planejamento do PJ Minas
A Câmara Municipal de Manhuaçu realizou na tarde desta quarta-feira (04/02) a segunda etapa de discussões sobre a implantação do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) edição 2026. Durante a reunião, ficou definido o início de uma série de visitas às escolas do município com o objetivo de apresentar o programa aos estudantes e de convidá-los a participar das oficinas que serão oferecidas.
No encontro, foram divididos grupos de integrantes do poder legislativo e de entidades parceiras que estão ajudando a formatar o projeto. Esses grupos iniciarão as visitas para explicar aos jovens a dinâmica do projeto bem como a importância de sua participação.
Durante a realização do programa em Manhuaçu, serão oferecidas 14 oficinas a estudantes do ensino médio do município. Além disso, haverá uma sessão solene e uma plenária de encerramento do projeto.
O Parlamento Jovem será realizado por meio de parceria entre a Câmara de Manhuaçu e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que há 20 anos realiza o programa com os poderes legislativos do interior do estado. O projeto simula a rotina parlamentar, discutindo temas de relevância social para a criação de propostas.
O PJ Minas acontecerá em três etapas: municipal, regional e estadual. O tema da etapa municipal este ano é “Inclusão da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência”.
A ideia é que, no final das três etapas, as propostas discutidas e aprovadas sejam incorporadas a um documento final. O objetivo é entregar as sugestões de ações contidas neste documento à Comissão de Participação Popular da ALMG.
A reunião desta quarta-feira contou com a participação do diretor geral da câmara, Senisi Rocha, do chefe de gabinete da presidência, Igor de Souza, representando a presidente do legislativo municipal, Rose Mary, do vereador Administrador Rodrigo, diretor pedagógico da Escola do Legislativo, e do seu assessor parlamentar, Leandro Brás, do controlador interno da câmara, Lucas Siqueira, e da monitora da escola, Cristiane Garcia Cerqueira.
Participaram ainda da reunião representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu (AMAAM), do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Manhuaçu (CMDPCD), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e de Isabelle Werner, da empresa de consultoria Ottimizare.
Informações sobre inscrições, cronograma e atividades do PJ Minas em Manhuaçu podem ser obtidas via e-mail, no endereço dg@manhuacu.mg.leg.br.
Mais fotos Mais fotos Mais fotos