Escola do Legislativo da câmara municipal retoma atividades

por adm publicado 25/05/2022 15h44, última modificação 25/05/2022 15h44
Projeto Cidadania marca reinício dos trabalhos com visitas orientadas para alunos das escolas públicas e privadas

Após uma pausa motivada pela pandemia da Covid-19, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu está retomando suas atividades. Para marcar este reinício, a escola apresenta à sociedade o Projeto Cidadania, cujo propósito é buscar desenvolver a consciência dos alunos do município como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes.

Por meio do Projeto Cidadania, as escolas das redes públicas e privadas de Manhuaçu poderão agendar visitas orientadas ao poder legislativo. O objetivo é mostrar de maneira detalhada e em linguagem acessível as funções do legislativo manhuaçuense. Os estudantes terão acesso a informações sobre políticas públicas e participação democrática.

De acordo com o diretor da escola, o professor João Paulo de Souza Andrade, o “projeto atende a uma das principais atribuições da Escola Legislativa da câmara, que é proporcionar educação política e para a cidadania”. Andrade explica que a iniciativa permite também uma maior aproximação entre o legislativo e a sociedade.

O projeto na prática

Logo na apresentação do projeto, os alunos aprenderão a importância da democracia e entenderão que existem três poderes que organizam a vida em sociedade: o judiciário, o executivo e o legislativo. Em Manhuaçu, o poder legislativo é representado pela câmara municipal. Os estudantes conhecerão o papel dos vereadores de criar leis e fiscalizar as ações da prefeitura. Através de uma simulação de votação, eles poderão conhecer na prática um pouco sobre como ocorrem as sessões ordinárias e os tipos de projetos que podem ser apresentados pelos vereadores.

Os alunos ainda farão uma visita guiada às dependências da câmara para conhecer toda a estrutura necessária ao funcionamento do legislativo municipal. As visitas já podem ser agendadas pelos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.