DNIT publica edital de pregão eletrônico para a recuperação da BR-262

por adm publicado 29/06/2023 13h29, última modificação 29/06/2023 13h29
Obra era uma reivindicação da Câmara Municipal e irá cobrir trecho que compreende Manhuaçu e se estende da divisa de MG com o ES até o km 72, entre Martins Soares e Matipó

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou edital de pregão eletrônico com o objetivo de recuperar e restaurar trecho da BR-262 localizado em Manhuaçu e municípios da região. O trecho se estende da divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo até o quilômetro 72, entre as cidades de Martins Soares e o trevo de Matipó.

O anúncio foi bem recebido na Câmara Municipal de Manhuaçu, que vinha cobrando o DNIT a realizar as obras. O presidente do legislativo, vereador Gilsinho (DC), lembrou que vários vereadores faziam essa reivindicação e que o poder legislativo se empenhou nos últimos anos para que as obras acontecessem. O vereador Cléber Benfica (PP) foi até multado em manifestação contra a situação da BR-262.

O vereador Administrador Rodrigo (DC) teve participação de destaque nas reivindicações das obras. Ele cobrou o DNIT várias vezes e participou de inúmeras reuniões no órgão para discutir a situação do trecho da BR-262 que passa por Manhuaçu. O vereador considerou importante o anúncio do edital, mas ressaltou que espera pela celebração do Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) para a troca do piso da BR-262 até Matipó.

Custo

A licitação prevê a contratação de empresa para a realização da recuperação no trecho da BR-262 que apresenta muitos buracos e vinha sendo alvo de reclamações constantes por parte dos usuários da rodovia. O custo estimado das obras é de R$49 milhões e o pregão está marcado para esta sexta-feira (30/06). A previsão é de que a recuperação já comece no mês de agosto.

O edital detalha que as obras serão realizadas nas pistas, vias marginais, faixa de domínio, dispositivos de drenagem e outros elementos da estrutura nos 72,2 quilômetros da rodovia. Os serviços de recuperação e restauração irão contemplar os municípios de Martins Soares, Reduto, Manhuaçu, Santa Margarida e Matipó.

O contrato prevê, além das obras no pavimento asfáltico, o corte de mato nas margens da pista, caiação de sarjetas, meios-fios, guarda corpo e barreiras, limpeza e desobstrução de bueiros e dispositivos de drenagem, remoção de entulhos na faixa de domínio e retirada de animais, árvores e vestígios de óleo na rodovia.

Está previsto na licitação a celebração de contrato no modelo do Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO), em que o principal objetivo é garantir segurança e conforto aos usuários da BR-262 e a preservação do bem público por meio da execução de serviços de Conservação Rotineira, Periódica e Emergencial e Demais Serviços de Manutenção (DSM).

De acordo com a justificativa do edital, os serviços de engenharia a serem executados na BR-262 serão relevantes, “pois irão proporcionar a manutenção das condições de trafegabilidade e segurança dos usuários”.