Cerimônia na câmara marca repasse de R$3,7 milhões à prefeitura

por adm publicado 21/12/2022 17h16, última modificação 21/12/2022 17h16
Recurso devolvido é fruto da economia na gestão de Cléber Benfica como presidente da casa; biênio 2021/2022 registra devolução de R$6,9 milhões
Cerimônia na câmara marca repasse de R$3,7 milhões à prefeitura

Vereadores repassam cheque simbólico de R$3,7 milhões à prefeita Maria Imaculada Dutra Dornelas

Sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (20/12) na Câmara Municipal de Manhuaçu marcou a cerimônia de repasse de um cheque simbólico no valor de R$ 3.673.000,00 à prefeita Maria Imaculada Dutra Dornelas. Trata-se de recurso público economizado em 2022, o último ano da gestão do vereador Cléber Benfica (PP) como presidente da casa do legislativo. Na reunião, também foi aprovado em regime de urgência um projeto de lei. Além de Benfica, compuseram a mesa diretora da sessão os vereadores Gilsinho (DC) e Eleonora Maira (PSB).

Pelo segundo ano consecutivo, a câmara de Manhuaçu alcança uma economia recorde na gestão de recursos públicos. No ano de 2022, o valor de R$ 3.673.000,00, economizado e repassado à prefeitura, superou a poupança realizada no ano passado, de R$3,2 milhões. O biênio 2021/2022 registrou uma economia de aproximadamente R$6,9 milhões ao todo por parte do poder legislativo, um montante nunca antes registrado na história da câmara dos vereadores de Manhuaçu.

Na última reunião da câmara dos vereadores este ano, Cléber Benfica prestou contas das realizações dos seus dois anos à frente do poder legislativo. O diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, falou sobre as atividades desenvolvidas durante o biênio 2021/2022. Ele destacou a realização de palestras, do encontro de vereadores da região do Caparaó, do encontro de afromineiridade, das visitas realizadas em mais de 20 escolas do município, as mais de 700 crianças atendidas pelo Projeto Cidadania e a promoção do curso “Implantação da nova lei de licitações nos municípios”, com o advogado especializado em licitação e contratos administrativos Carlos Barbosa, oferecido para servidores dos poderes legislativo e executivo.

Andrade também ressaltou a adesão da Escola do Legislativo ao programa Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, voltado a jovens estudantes, e a estruturação para a implementação do projeto Câmara Mirim, para alunos do ensino fundamental 1 e 2. A câmara poderá assim atender a alunos de todas as faixas etárias. Ele aproveitou para agradecer a participação de todos os vereadores nos projetos, aos funcionários da casa e ao presidente Cléber Benfica pelo apoio.

Tecnologia e economia

O assessor da presidência da câmara e presidente da comissão de licitação, Ricky Soares, lembrou das inovações tecnológicas adquiridas pela casa do legislativo nestes últimos dois anos. Ele mencionou a redução de gastos alcançada com a aquisição do painel de votação digital (video wall) e dos notebooks, que possibilitaram a votação eletrônica das matérias nas reuniões e permitiram a economia com papel, toner de impressora e impressão de documentos.

Ele salientou ainda a transparência que esta tecnologia trouxe para as pessoas que acompanham as sessões, de maneira presencial ou pelas redes sociais. Soares lembrou que a tecnologia adquirida pela câmara é avançada e poderá ser utilizada pelos próximos 20 anos. A decoração natalina da fachada da casa do legislativo também foi destacada pelo assessor da presidência.

O vereador Cléber Benfica agradeceu a oportunidade de estar à frente da câmara dos vereadores nos últimos dois anos. “Tenho orgulho em dizer que aqui tenho não só pares, mas grandes amigos”, declarou. Ele recordou das dificuldades enfrentadas durante a pandemia de covid-19, principalmente no primeiro ano de seu mandato, e do trabalho de responsabilidade no trato do dinheiro do contribuinte.

Benfica afirmou que a economia realizada durante este ano trará retorno para Manhuaçu na forma de investimentos que poderão ser realizados em áreas como saúde, infraestrutura e educação. A prefeita Maria Imaculada Dutra Dornelas recebeu o cheque simbólico das mãos de Cléber Benfica e dos vereadores e agradeceu a economia dos recursos e o repasse ao poder executivo.

Urgência

Durante a sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou em caráter de urgência projeto de lei de autoria do poder executivo que concede benefício de aluguel social a uma família em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O projeto de lei 134/2022 altera o anexo I da lei número 3.548, de 04 de dezembro de 2015, para incluir mais uma família como beneficiária do programa de aluguel social. A família, que teve a casa interditada pela defesa civil por causa das chuvas, receberá o valor de R$350 por seis meses, prorrogáveis por igual período se necessário.

Na reunião houve ainda a entrega de moção de reconhecimento, de autoria do vereador Administrador Rodrigo (DC), à Escola do Legislativo de Manhuaçu.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos