Câmara Municipal de Manhuaçu sedia 2º Encontro de Afromineiridades

por adm publicado 08/12/2025 18h06, última modificação 08/12/2025 18h06
Evento contou com apresentações culturais, roda de capoeira e palestras que destacaram a memória, as expressões e as tradições afro-mineiras no estado
Câmara Municipal de Manhuaçu sedia 2º Encontro de Afromineiridades

Roda de capoeira do ICB durante o Encontro de Afromineiridades

A Câmara Municipal de Manhuaçu sediou na tarde do último sábado (06/12) o 2º Encontro de Afromineiridades. Este ano, o encontro teve como tema “Afromineiridades: memórias ancestrais, caminho de futuro” e reuniu apresentações culturais, palestras e roda de capoeira. O evento aconteceu no anfiteatro Vereador Camilo Felipe Nacif.

Na abertura do evento, o Instituto de Capoeira Brasileira (ICB), do Mestre Marcelinho e da professora Guerreira, realizou uma roda de capoeira no saguão do anfiteatro. Já no interior do auditório, os participantes do encontro foram recebidos com um número musical de Sebastião Farinhada.

A mestra de cerimônia Winnie de Souza iniciou o evento apresentando a dançarina Raphaela, que trouxe a imagem da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, para o palco. Winnie chamou a presidente da Câmara de Manhuaçu, vereadora Rose Mary, e representantes de movimentos negros do município para compor a mesa.

Houve então a execução do Hino Nacional Brasileiro com a cantora Zélia Fernandes acompanhada do atabaque. Logo após, Negra Jô, do grupo Mulheres Negras Empoderadas Tereza Benguela, Ludmila Leandro, do Coletivo Negritude Ubuntu de Manhuaçu, Luciano Lima, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), e a presidente do poder legislativo, Rose Mary, deram as boas vindas aos participantes e destacaram a importância do encontro.

O evento seguiu com apresentações de música e dança e as comunicações. O professor do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu, Loham Silva, deu a palestra “Memórias Ancestrais: povos africanos e Minas Gerais”; o músico e educador popular Sebastião Farinhada falou sobre “Tradições vivas: festas, congado e expressões afro-mineiras”; o professor Jaime Augusto de Jesus abordou o tema “Resistência e luta: do período escravocrata às comunidades quilombolas”; e a professora Giuliane Quintino Teixeira deu a palestra “Caminhos de fututo: educação, identidade e protagonismo negro”.

Ao final do encontro, todos subiram ao palco para cantar e dançar sambas com Sebastião Farinhada, Zélia Fernandes e Giuliane Quintino Teixeira. O 2º Encontro de Afromineiridades foi uma realização da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu e dos grupos Mulheres Negras Empoderadas Tereza Benguela, Grupo da Dança Afro Pérola Negra, Incena, Covven, Compir, Coletivo Negritude Ubuntu de Manhuaçu e Movimento Negro de Manhuaçu. O evento teve o apoio do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu e do ICB.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos