Câmara de Manhuaçu realiza cerimônia de encerramento do Agosto Lilás

por adm publicado 31/08/2023 14h40, última modificação 31/08/2023 14h40
Mês da conscientização sobre o combate à violência contra a mulher foi encerrado com depoimentos, palestra e posse do novo Conselho dos Direitos da Mulher
Câmara de Manhuaçu realiza cerimônia de encerramento do Agosto Lilás

Cerimônia de encerramento das atividades do Agosto Lilás na Câmara Municipal

Cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (31/08) no anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu marcou o encerramento das atividades do Agosto Lilás. Durante todo o mês, várias ações de conscientização sobre a necessidade do combate à violência contra a mulher foram realizadas no município. O evento foi promovido pela Procuradoria da Mulher do poder legislativo.

A cerimônia foi aberta pela representante do Conselho Municipal de Saúde, Elisabeth Marçal, que deu as boas-vindas aos participantes. Ela convidou para compor a mesa a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Lara Schettine Marques, a procuradora geral da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, vereadora Mariley Assistente Social (PP), a delegada Adline Ribeiro, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o sargento Aílton, da Polícia Militar, a psicóloga Milene Coelho, coordenadora do Projeto Elzas, de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, e a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus Mariano Marques.

Em sua fala, a vereadora Mariley Assistente Social destacou a rede de atendimento à mulher em Manhuaçu e a necessidade de manter o diálogo entre todas as entidades que a compõem. Ela abordou ainda a importância da realização de um trabalho em escolas e centros acadêmicos para, por meio da educação, promover o combate à violência contra a mulher.

A delegada Adline Ribeiro falou em angariar pessoas na luta contra a violência praticada contra as mulheres. O sargento Aílton afirmou ter sido gratificante perceber durante o mês de agosto várias pessoas agindo em diferentes áreas com o objetivo de propor um melhor tratamento em relação às mulheres.

A secretária executiva da Central dos Conselhos de Manhuaçu, Ana Paula Leite Moreira, chamou ao palco as conselheiras e suplentes eleitas do CMDM para tomarem a posse. A cerimônia prosseguiu com a palestra da psicóloga Milene Coelho. Ela falou sobre as atividades de acolhimento, encaminhamento, oficinas e suporte psicológico desenvolvidas no Projeto Elzas. O programa é oferecido pela Deam em Manhuaçu.

Ao final da cerimônia, o vereador Juninho Enfermeiro (PSC) deu um depoimento sobre a importância dos homens lutarem contra o machismo a que são acostumados em sua formação na sociedade desde cedo. Ele falou ainda da necessidade do diálogo permanente entre homens e mulheres. A vereadora Mariley Assistente Social agradeceu a presença dos participantes e enfatizou o papel do poder legislativo de efetivar políticas públicas para a mulher.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos