CAC da Câmara Municipal de Manhuaçu participa de evento em Vilanova

por adm publicado 23/06/2022 15h18, última modificação 23/06/2022 15h18
Centro de Atendimento ao Cidadão esclareceu dúvidas dos moradores do distrito sobre direitos do cidadão
CAC da Câmara Municipal de Manhuaçu participa de evento em Vilanova

O vereador Gilsinho e os servidores Joseane Miranda, Sabrina de Oliveira e Leandro Satler

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Câmara Municipal de Manhuaçu, marcou presença no evento “Vilanova Consciente: Diga Não às Drogas”, realizado no distrito de Vilanova na manhã desta quarta-feira, 22/06. Organizado pela prefeitura de Manhuaçu, o encontro aconteceu na Praça da Igreja Católica e seu objetivo foi conscientizar a população local sobre os riscos do consumo de drogas e álcool. A participação do centro partiu de uma solicitação do vereador Juninho Enfermeiro (PSC).

Durante o encontro, os servidores Leandro Satler Campos, Joseane Miranda Breder Assis e Sabrina de Oliveira Henrique, do CAC, forneceram orientações aos moradores do distrito. Eles esclareceram dúvidas sobre serviços como obtenção de segunda via de carteira de identidade, de certidões de nascimento e de casamento, requerimento de título de eleitor e solicitação de documentos de órgãos municipais, estaduais e federais. “Procuramos esclarecer as dúvidas em relação aos direitos do cidadão aos moradores de Vilanova”, explicou Campos. O vereador Gilsinho (DC) também esteve presente no evento junto com os servidores do CAC.

A ação teve a participação dos servidores das duas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) do distrito e fez referência ao Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o dia 26 de junho como data de combate ao uso de entorpecentes. De acordo com Marizy Vasconcelos, enfermeira responsável por um dos ESF de Vilanova, o “abuso de álcool e outras drogas constitui um dos mais importantes problemas de saúde pública do mundo”. Segundo ela, esta foi uma das razões da realização do evento com a participação de vários parceiros. O enfermeiro Bruno Dias Hercolano, responsável pelo outro ESF do distrito, também participou das ações.

Além da participação do CAC da Câmara Municipal de Manhuaçu, o evento registrou a presença do Conselho de Unidade de Saúde (COUS) Vilanova, da equipe de Vigilância em Saúde com foco na prevenção da dengue e da equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Manhuaçu. Durante o evento, foram realizados testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis, hepatites B, E e C), houve distribuição de preservativos, aferição da pressão arterial e prática de atividades físicas.

(Com informações da Secom da Prefeitura de Manhuaçu)