Alunos da Escola Salime Nacif participam de mais um Projeto Cidadania

por adm publicado 18/10/2023 16h21, última modificação 18/10/2023 16h21
Turma é a quarta da instituição de ensino que visita o poder legislativo em duas semanas; estudantes conheceram as atividades desenvolvidas na Câmara de Manhuaçu
Alunos da Escola Salime Nacif participam de mais um Projeto Cidadania

Alunos do Salime Nacif participam do Projeto Cidadania

O Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, recebeu na tarde desta terça-feira (17/10) um novo grupo de alunos da Escola Estadual Salime Nacif. Em duas semanas, é a quarta turma da escola que participa do programa que tem por objetivo explicar aos estudantes como funciona o poder legislativo municipal e as atividades desenvolvidas pelos vereadores em sua rotina de trabalhos.

Desta vez, um grupo de 28 alunos do sexto ano do Salime Nacif foi recepcionado pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), pelos vereadores Administrador Rodrigo (DC), Juninho Enfermeiro (PSC), Mariley Assistente Social (PP), pelo diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, pelo diretor administrativo, Diego Vila Real, e pelo diretor pedagógico, Diego Reis Altino. Os estudantes estavam acompanhados dos professores Flávio Vaz da Costa, Sandra Valéria Moreira e Maria José Alves da Silva.

Os alunos começaram a visita conhecendo a galeria de fotos dos ex-presidentes do poder legislativo e o anfiteatro, onde receberam as boas vindas. Depois, já no plenário, espaço onde são realizadas as reuniões e discutidos e votados os projetos de lei, eles assistiram a um vídeo institucional sobre a Câmara Municipal de Manhuaçu.

O professor João Paulo de Souza Andrade explicou aos estudantes o papel dos vereadores, as funções do poder legislativo de fiscalizar o poder executivo, de elaborar e votar as leis e de ouvir os anseios da população. Alunos e professores puderam fazer perguntas aos vereadores e à equipe da Escola do Legislativo sobre os mais diversos temas.

Mensagem aos alunos

Eles aprenderam, por exemplo, como é discutido e votado o orçamento anual do município, que tem impacto direto na vida de cada morador da cidade. Os estudantes também conheceram as atribuições da Procuradoria da Mulher da câmara, que tem o objetivo de atender as mulheres vítimas dos vários tipos de violência na sociedade. Presidente do legislativo, Gilsinho deixou uma mensagem aos alunos: a de que eles poderiam chegar aonde quisessem, até mesmo na câmara como representantes eleitos pelo povo.

O vereador aproveitou para pedir aos estudantes e professores da escola Salime Nacif para divulgarem os serviços oferecidos pela Câmara de Manhuaçu. Além da Escola do Legislativo, responsável pelo Projeto Cidadania, a câmara oferece os serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que oferece ajuda no esclarecimento de dúvidas sobre obtenção de documentos, do programa UAITEC, que oferece cursos de informática para a qualificação profissional, além da própria Procuradoria da Mulher.

O professor Flávio Vaz da Costa comentou a importância da participação dos alunos no Projeto Cidadania. “Nós estamos estudando a democracia grega e o projeto é bom para os alunos entenderem o conceito de república e a participação deles como moradores de uma cidade”, disse. Ele acrescentou que o programa também é positivo porque ajuda a acabar com o preconceito que existe no Brasil contra os políticos.

As escolas que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos