Presidentes da Câmara e OAB Manhuaçu reivindicam construção de centro de internação para menores e presídio

por Geilson Dangelo Borel publicado 10/09/2015 09h29, última modificação 10/09/2015 09h29
O Presidente da Câmara de Manhuaçu, Jorge Augusto Pereira, "Jorge do Ibéria"; o Presidente da OAB/Manhuaçu, Dr. Alex Barbosa e o Prefeito de Mutum, João Batista Marçal, estiveram no gabinete do Secretário Estadual de Defesa Social, Bernardo Santana, na tarde desta quarta-feira, 09/09, a fim de fazer três reivindicações: Construção de um centro de internação para menores infratores, construção de um presídio em Manhuaçu e reforma e ativação das cadeias de Mutum, Lajinha e Ipanema.

A comitiva foi recepcionada pelo Deputado Estadual, Durval Ângelo e pelo Secretário Adjunto de Defesa Social, Rodrigo Teixeira, que explicou como está o andamento das solicitações. "Faremos um levantamento na semana que vem nas cadeias de Mutum, Lajinha e Ipanema. Nossa equipe de engenharia vai fazer um estudo na região para ver qual destas cadeias ou até todas, podem ser reaproveitadas. Para o ano que vem já tem um projeto de se construir em Manhuaçu um presídio maior, com mais vagas. Nós também vamos fazer um levantamento e ver alguma prefeitura que tem interesse em doar alguma área pra nós e vamos com essa parceria fazer um levantamento e construir o centro de recuperação para menores", detalhou.

O Secretário Bernardo Santana confirmou que a atenção está voltada para Manhuaçu e região. "Percebemos por meio de estatística que Manhuaçu e cidades que fazem fronteira com a Bahia e Espírito Santo estão apresentando números elevados quando se trata de violência, então já inserimos algumas questões em nosso cronograma e vamos tomar novas ações para que os índices de criminalidade diminuam", explicou.

O Presidente da OAB/Manhuaçu, Dr. Alex Barbosa, argumentou que a visita foi muito produtiva. "Desde 2013, a OAB tem cobrado incansavelmente do governo do estado quanto ao posicionamento a respeito da construção do presídio em Manhuaçu que servirá e contribuirá para o acolhimento daquelas pessoas que hoje se encontram acolhidas na cadeia pública, mas na verdade as pessoas falam que é cadeião adaptado onde existem mais de 200 pessoas recolhidas num ambiente que cabe 67 pessoas, violando todos os direitos. Tratamos também neste encontro da reforma e ativação das cadeias de Mutum, Ipanema e Lajinha. O outro termo é justamente a respeito do estudo para implantação de uma unidade de centro de adolescente em conflito com a lei, isso é um valioso estatal no sentido de retirar de circulação os adolescentes que replicam a prática de atos infracionais ligados a crimes violentos. Temos vários registros ocorrendo em Manhuaçu e em toda região envolvendo menores", justificou.

O Presidente da Câmara de Manhuaçu, Jorge do Ibéria, fez um balanço do encontro. "Ficou definido que a Secretaria de Defesa Social vai providenciar o mais rápido possível a reativação das cadeias da região e isto para Manhuaçu é muito bom, pois desafoga o presídio. Sobre o centro de internação para menores, será inserido no cronograma para possível construção. Fiquei muito feliz também ao ouvir que a construção do presídio de Manhuaçu possivelmente terá início no próximo ano. A Câmara de Vereadores está disposta a ajudar a definir o terreno e fazer o que for preciso para resolver esta situação que é a construção do presídio e o centro de recuperação para menores", ressaltou.

O Prefeito de Mutum, João Batista Marçal, também considerou a reunião produtiva. "Foi muito proveitosa a conversa. O secretário mostrou-se sensibilizado com a nossa situação. Temos a necessidade de melhorar a segurança pública da nossa região. Fico feliz com este encontro e espero que o secretário corresponda de fato com as propostas feitas, estamos aguardando e vamos continuar reivindicando segurança para o Leste de Minas, sobre tudo para nossa região. Coloco o município de Mutum a disposição", concluiu.

O Deputado Estadual, Durval Ângelo, disse que está empenhado em ajudar Manhuaçu e região. "Eu fico muito satisfeito ao ouvir do Secretário Bernardo que o governo está fazendo um plano para se trabalhar na questão das divisas de Estado, inclusive com recurso das olimpíadas no Rio de Janeiro. Ele nos deu uma tranquilidade. Temos acompanhado a reivindicação das comarcas de Mutum, Ipanema e Lajinha para a reabertura através do sistema prisional das três cadeias nessa região e que o preso não seria tirado da região, estaria aqui com mais condições de se recuperar. Também a expectativa da construção do presídio regional de Manhuaçu que é uma reivindicação antiga. A partir da semana que vem, equipes de engenharia deste setor da secretaria estarão na área pra gente resolver essa situação do acautelamento do adolescente em ato infracional ou mesmo do infrator em geral que cometeu o crime. Nós queremos realmente uma sociedade em que as pessoas tenham segurança", pontuou.

Assessoria de Comunicação

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.